O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025 voltou a ser alvo de críticas após estudantes não aprovados na chamada regular relatarem que o sistema do Ministério da Educação (MEC) não exibiu suas classificações na lista de espera. O problema foi identificado nesta segunda-feira (27), mesmo dia em que o resultado final foi divulgado com atraso.
A falta de transparência na exibição das classificações dificulta a tomada de decisão dos candidatos, que têm até o dia 31 de janeiro para escolher uma das duas opções de curso e universidade para aguardar na lista de espera.
Nas redes sociais, candidatos reclamaram do problema:
a lista de espera do sisu é pra deixar os estudantes com ansiedade so pode, porque nem a posição eles prestam pra colocar no sitepic.twitter.com/flKGn9IXXJ
— Beatriz ♡ (@beatuita) January 27, 2025
O sisu não mostra mais a colocação do candidato pra ele se guiar em que lista de espera colocar a nota…. esse sisu tá tenebroso pic.twitter.com/7CeEFmTXgM
— antonella 🩺 é MEDUERJ (@gioantonellaf) January 27, 2025
Por que a classificação é importante?
Saber a posição na lista de espera ajuda o estudante a avaliar suas chances reais de ser convocado. Por exemplo:
Um candidato que ficou em 8º lugar para 4 vagas em Engenharia na Universidade Federal Fluminense (UFF) pode ter mais chances de ser chamado do que se estiver em 26º lugar para 7 vagas em Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com essa informação, o candidato poderia escolher a universidade onde teria maiores chances de conseguir a vaga.
Sem acesso à classificação, muitos estudantes ficam inseguros sobre qual decisão tomar.
Sistema não informa classificação
Ao acessar o portal do Sisu, os candidatos visualizam uma mensagem vaga: “Analise as suas colocações para cada modalidade”. No entanto, as posições reais não são exibidas.
Essa omissão contrasta com edições anteriores:
- Em 2023, as classificações apareciam diretamente no sistema, logo acima da opção para se inscrever na lista de espera.
- Em 2024, o MEC disponibilizou uma planilha em Excel com as informações, mas o modelo foi alvo de críticas por ser confuso.
- Este ano, nenhuma das duas alternativas foi oferecida, o que gerou ainda mais insatisfação.
Prazo para escolha na lista de espera
Os estudantes têm até o dia 31 de janeiro para se inscrever na lista de espera, a menos que o prazo seja prorrogado devido aos problemas técnicos.
Os erros recorrentes no sistema têm gerado descontentamento nas redes sociais, com candidatos cobrando maior transparência e eficiência do MEC. A ausência da classificação na lista de espera foi apontada como uma falha grave, já que compromete a tomada de decisões estratégicas dos estudantes.
O iG procurou o MEC para saber se o Sisu não irá mais disponibilizar o dado ou se foi um erro no sistema que será normalizado, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.