Limeira registra em 2024 o maior número de mortes durante intervenções da PM em seis anos


De 2019 a 2024, 25 pessoas perderam a vida pelas mãos de policiais militares no município de acordo com o Ministério Público de São Paulo. Viaturas da PM em Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
Limeira (SP) registrou o maior número de vidas perdidas por intervenção policial da Polícia Militar (PM) em seis anos de acordo com dados do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O município passou de uma morte em confronto com PMs em 2019 para nove óbitos em 2024. Os dados representam aumento de 800%.
O levantamento foi feito e disponibilizado pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (GAESP), do MPSP, que trabalha o controle externo da atividade de policial.
Ao longo de seis anos, 25 pessoas perderam a vida pelas mãos de policiais militares em Limeira. Desse montante, apenas uma morte, em 2022, foi resultado de intervenção policial durante a folga de trabalho.
Vista aérea de Limeira
Paulo Henrique Marques/g1
O que diz a SSP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou ao g1 Piracicaba e região que todos os casos de mortes decorrentes de intervenção policial são investigados pelas polícias Civil e Militar, com acompanhamento das corregedorias, Ministério Público e Judiciário. Além disso, a secretaria afirmou que as forças de segurança não compactuam com desvios de conduta e punem com rigor aqueles que infringem a Lei ou violam as normas e procedimentos de suas corporações.
Segundo a SSP, desde 2023, 465 policiais foram presos e outros 310 demitidos ou expulsos no estado.
“Para reduzir a letalidade policial, a atual gestão investe em formação contínua do efetivo, capacitações práticas e teóricas, e na aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo, além de comissões que ajustam procedimentos de abordagem”, escreveu a SSP em nota.
Viaturas da Polícia Militar de Piracicaba durante ocorrência
Edijan Del Santo/ EPTV
Cenário piracicabano
Em Piracicaba (SP), maior cidade da região de cobertura do g1 Piracicaba, 41 pessoas morrem por intervenção policial da PM nos últimos seis anos de acordo com o mesmo levantamento feito pelo GAESP do MPSP.
Mas a comparação de 2019 para 2024 apontou para queda nesse tipo de ocorrência. Em 2019, foram 14 vidas perdidas. Já em 2024, houve cinco mortes. O valor representa diminuição de 64%.
Em 2025, o cenário de Piracicaba foi marcado com duas mortes pela PM em menos de um mês.
A primeira foi em 3 de janeiro. Um homem de 37 anos foi morto pela PM no bairro Cecap. De acordo com a corporação, ele portava nada de ilícito, mas resistiu à abordagem e chegou a tirar arma de agente.
Já na última quarta-feira (22), um guarda municipal morreu após ser baleado por policiais militares que faziam buscas por um suspeito de furto no Centro. Segundo a SSP, o GCM foi morto ao ser confundido com um suspeito. Os policiais militares responsáveis pelos disparos foram presos, mas têm respondido em liberdade.
Guarda Municipal morre após ser baleado em tentativa de assalto em Piracicaba
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.