‘Caldeirão da Bruxa’: conheça fervedouro que carrega lenda e encanta crianças no interior de SP


Fervedouros são nascentes de águas subterrâneas que não encontram local de vazão e brotam em poços. ‘Caldeirão da Bruxa’ está localizado a 13 quilômetros do portal de Apiaí (SP). ‘Caldeirão da Bruxa’ é atração turística em área preservada no interior de SP
A cidade de Apiaí, no interior de São Paulo, tem um fervedouro conhecido como ‘Caldeirão da Bruxa’. Apesar do nome ‘assustador’, trata-se de um atrativo turístico formado por nascentes de águas subterrâneas que brotam em poços pela falta de um local de vazão. Como o próprio nome indica, quem vê de fora tem a sensação de que o líquido está fervendo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Um vídeo, obtido pelo g1, mostra a ação das bulhas d’água – caracterizadas pela agitação do líquido – no local, também conhecido como Lago das Borbulhas. De acordo com a prefeitura, o ponto turístico fica a 13 quilômetros do portal de Apiaí, atrás de uma lanchonete.
Segundo o biólogo Andreth Oliveira, o fervedouro é composto por nascentes de águas subterrâneas que brotam do afloramento de um lençol freático. Apesar de isso não acontecer em Apiaí, em locais mais próximos de fissuras profundas na costa, a água pode atingir altas temperaturas.
Fervedouro ‘Caldeirão da Bruxa’ fica em Apiaí (SP)
Reginaldo Favareto
Lenda
Márcia Cristina Pontes, diretora de Turismo de Apiaí, afirmou que uma lenda paira sobre o fervedouro. Ela explicou que, segundo uma crença popular, o espaço teria sido criado por uma entidade mágica ou divindade que deu de presente aos indígenas como um local sagrado, com cura e renovação.
Ainda segundo Márcia, o fervedouro está disponível somente para contemplação, uma vez que fica em uma área natural preservada, e não é permitido entrar na água. “Se chama Caldeirão da Bruxa por causa das bulhas d’água que se assemelham a uma água que ferve, mas a água é fria”, explicou.
Para ela, o fervedouro é um lugar mágico pela natureza que pode ser vista ao redor, no meio da Mata Atlântica. Márcia destacou que as crianças adoram o ponto turístico, pois quando batem palmas têm a impressão de que a movimentação da água aumenta.
Água fria e cristalina
Fervedouro de Apiaí (SP)
@petarapiai/Instagram
Além de Márcia, que já esteve no Caldeirão inúmeras vezes por questões profissionais, o advogado Reginaldo Favareto, de 33 anos, é outro que teve a oportunidade de contemplar a beleza do fervedouro. Ele fez imagens do local em janeiro de 2021, quatro anos atrás. “[A água] era bem fria, cristalina”, contou.
“Estava passeando de bicicleta e sempre ouvia falar do fervedouro. Estava com meu amigo Sandro Falsetti quando nos embrenhamos num caminho que tinha na beira da estrada que levava até o local”, recordou ele.
Como chegar?
Segundo Márcia, o fervedouro fica no meio da rodovia SP 250, a Rastro da Serpente. “Contando do portal da cidade, são 13 km para você chegar lá”, afirmou. Não é preciso de guia para visitar o local.
📌 Acesso: a partir da SP 250, no km 13, seguindo por uma trilha de aproximadamente 300 metros.
Nascentes de rio brotam do afloramento do lençol freático, formando espécie de piscina natural
Reginaldo Favareto
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.