Vários pontos da Grande Florianópolis estão alagados devido às chuvas intensas que atingem a região desde o início da noite desta sexta-feira (24). Segundo a Defesa Civil de Florianópolis, a população deve ficar atenta para a iminência de mais chuvas até sábado (25).
Ainda de acordo com o órgão, há alerta para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente nas áreas de encosta. Em caso de necessidade, a Prefeitura de Florianópolis irá disponibilizar equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para atender as situações de emergências.
Veja imagens das chuvas intensas na Grande Florianópolis
Chuvas intensas voltam a afetar a região após uma semana
Na última semana, as chuvas intensas que atingiram a Grande Florianópolis deixaram estragos em toda a região, com volumes de água superando o dobro do previsto pela Defesa Civil no dia anterior. As cidades de Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas decretaram situação de emergência.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, os estragos causados pela chuva na cidade levarão, pelo menos, 90 dias para serem reparados.
Voos no Aeroporto de Florianópolis atrasam e alteram rota em função das chuvas intensas
Por causa das condições meteorológicas, até o momento, foram cancelados 4 voos que viriam para Florianópolis. Outros cinco voos, que pousariam na Capital, alternaram para outros aeroportos. Inclusive, passageiros de voo vindo do Rio de Janeiro para Florianópolis, relataram momentos de tensão na aeronave.
Na hora do pouso, em função do mau tempo, o avião sobrevoou a Capital do estado sem poder descer e acabou solicitando pouso no aeroporto de Curitiba para abastecimento. Com o tanque cheio, a aeronave retornou para Florianópolis e conclui o pouso. Todos os passageiros passam bem.
Em nota, a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, orienta os passageiros que tiveram seus voos cancelados que procurem as companhias aéreas para remarcação das passagens.
Orientações para a população em caso de risco de alagamentos e deslizamentos
A Defesa Civil orienta a população a adotar as seguintes medidas de segurança:
- Fique atento aos alertas oficiais;
- Se puder, permaneça em casa;
- Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas;
- Evite o deslocamento para regiões afetadas;
- Se morar em área de risco, abandone o local com antecedência;
- Separe os documentos importantes e embale-os em sacos plásticos;
- Ao sair desligue a chave geral de eletricidade, água ou gás;
- Evite atravessar as águas de carro ou a pé;
- Encha recipientes com água potável para uso em caso de interrupção no fornecimento;
- Em caso de emergência, acione as equipes municipais pelo telefone 199.