É fake: vídeo de suposta confusão na fronteira dos EUA com México após posse de Trump é de 2023


O vídeo é real, mas foi tirado de contexto, aconteceu no governo Joe Biden. Compartilhar ele agora, vinculando à posse do Trump, só desinforma. Logo depois da posse de Donald Trump, na segunda-feira (20), viralizou na internet um vídeo com imigrantes na fronteira do México com os Estados Unidos. A equipe de checagem de informações do Grupo Globo, o Fato ou Fake, investigou essas imagens.
Um artifício muito usado por criadores de fake news é tirar uma história de contexto. Eles pegam um vídeo, uma foto, de algo que realmente aconteceu e mudam a data, o lugar, as circunstâncias. E está criada a desinformação.
É o que acontece no vídeo que mostra uma multidão ultrapassando uma barreira policial. As legendas dizem que mil imigrantes tentaram entrar à força nos Estados Unidos pela fronteira com o México, e as publicações dão a entender que isso foi nessa semana, depois da posse do Trump. Vale lembrar que uma das primeiras medidas dele foi decretar emergência na fronteira com o México.
Só que esse vídeo não é atual. Isso é mentira. O ponto de partida da apuração foi descobrir desde quando esse vídeo circulava na internet, é o que chamamos de “busca reversa”. Essa busca mostrou que esse vídeo foi postado em uma rede social da Rússia em maio de 2023.
É fake: vídeo de suposta confusão na fronteira dos EUA com México após posse de Trump é de 2023
Jornal Nacional/ Reprodução
Então, ok, o vídeo é antigo, mas a gente ainda não sabia o dia exato nem o que tinha acontecido. Mas, com a data aproximada, a gente chegou a uma reportagem da Reuters, que é uma agência de notícias. O texto relata que a confusão foi no dia 12 de março de 2023. Centenas de imigrantes, a maioria venezuelanos, estariam irritados com falhas no aplicativo que agendava os pedidos de asilo. Eles conseguiram passar pela guarda mexicana, mas não conseguiram entrar nos Estados Unidos.
Então, o vídeo é real, mas foi tirado de contexto, aconteceu no governo Joe Biden. Compartilhar ele agora, vinculando à posse do Trump, só desinforma. Mas o g1 está aqui para esclarecer.
Para conferir outras checagens, vá na loja de aplicativos do seu celular, digite g1, e baixa o nosso app.
LEIA TAMBÉM
Trump encerra funcionamento de agências do governo americano que cuidavam de programas de diversidade e inclusão social
Plano bilionário para setor de IA mostra que Trump vai priorizar relação com grandes empresas de tecnologia; entenda
Trump ameaça Rússia com novas sanções se Putin não parar a guerra na Ucrânia
Bispa que dirigiu sermão a Donald Trump já tinha criticado presidente em 2020; saiba quem é a religiosa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.