Gardênia deixa de operar linhas de ônibus intermunicipais para o Sul de MG; novas empresas assumem neste sábado


Governo de Minas Gerais anunciou o fim do contrato com a empresa após fiscalização constatar graves irregularidades. Viação faz as principais rotas entre a capital e o Sul do estado. Viação Expresso Gardenia tenta transferir linhas para a Saritur
Reprodução EPTV
A Expresso Gardênia não vai mais operar as linhas de ônibus intermunicipais do Sul de Minas Gerais. A concessão será transferida para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) em Belo Horizonte.
As novas concessionárias começarão a operar a partir do próximo sábado (25), atendendo a 97 municípios da região. (veja lista das rotas completas abaixo)
Para evitar transtornos, as empresas que estavam operando temporariamente desde a suspensão da Gardênia foram orientadas a não vender passagens para viagens após essa data. Após o dia 25, os bilhetes voltam a ser vendidos.
A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia foi divulgada nesta quinta-feira (23) e motivada pela Operação Ponto Final, realizada entre abril e maio de 2024 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
A fiscalização identificou graves irregularidades, como atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Em junho de 2024, os contratos da Gardênia foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas provisoriamente.
Sem resolver as irregularidades, a Gardênia solicitou a transferência das linhas para outras empresas. Após análise, a Seinfra aprovou a transferência para as novas concessionárias, que comprovaram condições de operar com segurança e qualidade.
A transição será realizada sem alterações significativas para os passageiros. A partir de 25 de janeiro, os bilhetes voltarão a ser comercializados pelas novas operadoras, mantendo os preços das passagens e os itinerários conforme a regulamentação estadual.
O g1 procurou a Expresso Gardênia e atualizará este material assim que houver retorno.
Empresas que vão fazer as antigas rotas da Gardênia
Lista das empresas que farão as rotas antes operadas pela Gardênia.
Divulgação/Governo de Minas
Histórico
A Gardênia fazia os principais itinerários entre a capital mineira e o Sul do estado.
Em maio de 2024, a empresa deixou de operar linhas após diversas fiscalizações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Entre demissões e manifestações de funcionários, a viação estimou um prejuízo de R$ 4,5 milhões — valor que poderia aumentar para R$ 6 milhões, segundo a empresa, caso as linhas não fossem retomadas. Mais de 200 trabalhadores foram demitidos; número que poderia aumentar para 400.
No início de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou uma liminar da Vara Empresarial e manteve a decisão da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a Seinfra, de suspender as linhas da Gardenia por 90 dias.
No fim de julho, a Expresso Gardenia afirmou ao Ministério do Trabalho que só deveria pagar os direitos dos funcionários demitidos pela empresa se pedidos feitos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) fossem atendidos.
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