De alguns anos para cá, o preço de diversos materiais, incluindo o aço, sofreu um crescimento significativo. Como resposta, alternativas mais econômicas começaram a ser cogitadas, entre elas, a técnica do bambucreto, que se apresenta como uma opção sustentável ao concreto armado.
O bambu se destaca em testes de resistência à tração, superando a maioria dos materiais, inclusive o aço. Essa característica se deve a sua estrutura tubular e oca, que confere alta resistência.
Além disso, o bambu cresce rapidamente, tem baixo custo e, conforme o site Archdaily, é uma opção mais ecológica, com potencial para contribuir na redução das mudanças climáticas.
Apesar de suas vantagens, o uso do bambu enfrenta algumas limitações. A planta pode se contrair e expandir devido a variações de temperatura e absorção de água, além de ser suscetível à ação de fungos e à biodegradação.
Para o Archdaily, embora promissora, a técnica do bambucreto ainda exige aprimoramentos para se consolidar como uma alternativa viável ao aço.