Alunos da rede pública terão consultas oftalmológicas e óculos gratuitamente em Uberlândia


Iniciativa, lançada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca atender crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, regularmente matriculadas nas escolas das redes municipal e estadual. Pacientes deverão estar devidamente matriculados na rede pública de Uberlândia
PMU/Divulgação
O programa municipal focado na saúde ocular infantil “Vem Ver” foi lançado nesta quarta-feira (22), em Uberlândia , e vai oferecer consultas e até óculos gratuitamente para alunos da rede pública.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
A iniciativa, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca atender crianças e adolescentes de zero a 12 anos, regularmente matriculados nas escolas das redes municipal e estadual de ensino do município.
Ao todo, até 3,2 mil alunos poderão ser beneficiados com uma linha de cuidados, que vai desde a consulta e exames até o fornecimento de óculos, caso necessário.
Em entrevista concedida à imprensa, durante evento de lançamento do programa “Vem Ver”, o prefeito Paulo Sérgio destacou a importância da mobilização na rede de ensino, focada na saúde ocular infantil.
“Temos a oportunidade de impactar positivamente no desempenho escolar e na qualidade de vida dos alunos, reforçando o compromisso com a saúde pública e possibilitando acesso a serviços oftalmológicos. Também é uma forma de promovermos inclusão social e evitar a evasão escolar infantil, assegurando igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento dos estudantes”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.
Atendimentos do Vem Ver
Para ser atendida, a criança deve passar por avaliação clínica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).
Em seguida, será encaminhada para atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na área central da cidade. No local, será feita a prescrição adequada para a devida correção visual do paciente.
Serão atendidos os alunos que estejam dentro de ao menos dois dos seguintes critérios:
Ser, obrigatoriamente, estudante da rede municipal ou estadual de ensino;
Ser membro de família com renda per capita de até meio (1/2) salário mínimo;
Ser membro de família cadastrada em programa social (BPC, Bolsa Família, entre outros);
Ser membro de família residente em área de vulnerabilidade social (assentamentos, favelas, entre outros).
A campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde ofertará, em média, até 1.040 consultas mensais. Hoje, o município conta com 2.524 crianças cadastradas na fila de espera por consultas oftalmológicas.
Lançamento do programa ‘Vem ver’ ocorreu na tarde desta quarta-feira
Valter de Paula/Secom
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.