Porto Ferreira registra 1º morte por dengue na região este ano

Vítima é uma idoso de 68 anos com comorbidades que estava internado. Outras duas mortes suspeitas são investigadas. Porto Ferreira confirma 1ª morte por dengue na região este ano
Porto Ferreira (SP) confirmou nesta quarta-feira (22) a primeira morte por dengue registrada na região este ano. A vítima é um idoso de 68 anos com comorbidades que estava internado. A cidade soma 468 casos da doença.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Outras duas mortes suspeitas são investigadas. A prefeitura aguarda os resultados dos laudos do Instituto Adolfo Lutz em Ribeirão Preto (SP).
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o sorotipo 2 da dengue circula na cidade. “A gente pede que todo mundo tome cuidado, ainda mais agora com esse tempo de calor e chuva”, disse a chefe da Vigilância, Fabíola Poiatti, em entrevista à EPTV Central, afiliada da TV Globo.
A prefeitura reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.
Entre as principais recomendações estão a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, a limpeza de caixas d’água e calhas, e a manutenção de quintais livres de entulhos (veja dicas abaixo).
Para dúvidas ou denúncias relacionadas a focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (19) 3589-3700.
Sintomas de dengue
Nem sempre a dengue apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Dor de cabeça intensa;
Dor atrás dos olhos;
Dores musculares e articulares;
Náusea e vômito;
Manchas vermelhas no corpo.
O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue.
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
Sangramento de mucosa;
Hemorragias.
Cuidados 🦟
⛲ Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
🌱 Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
💡 O mosquito da dengue prefere os ambientes mais escuros das casas.
🚙 Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública.
🗑️ Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
🏺 Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.
🚰 Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum.
🧹 Seque as áreas que acumulem águas de chuva.
🔒 Tampe as caixas d’água.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.