
A barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, vai receber a primeira manutenção em 50 anos de operação. O anúncio dos reparos acontece após a justiça de SC determinar o prazo de 30 dias para que o governo do Estado realize a manutenção na estrutura que foi danificada nas chuvas de 2023.

Barragem de Ituporanga receberá manutenção pela primeira vez em 50 anos – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Segundo o Governo do Estado, as chuvas do ano passado causaram significativos à barragem, especialmente no piso da galeria. Além disso, uma grande quantidade de entulho, como galhos e objetos diversos trazidos pela cheia, foi retirada da barragem.
Ainda conforme o poder executivo estadual, as empresas especializadas envolvidas levaram um tempo considerável para apresentar soluções e orçamentos que atendessem às exigências técnicas e de segurança.
“Não estamos apenas fazendo reparos emergenciais. Estamos focados em uma solução perene, que proteja a população e assegure o funcionamento da barragem para os próximos anos”, comenta o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Início da manutenção da Barragem de Ituporanga
A empresa responsável pela manutenção na barragem ainda não foi definida. Isso porque a licitação continua com inscrições abertas. Segundo o governo do Estado, a escolha pelo processo licitatório, em vez de uma contratação direta, reflete o compromisso da Defesa Civil com a transparência.
Com isso, a expectativa é que a contratação seja concluída até o início de setembro. Assim que a empresa for contratada, a manutenção pode começar imediatamente.
A barragem de Ituporanga vai receber a substituição de todas as cincos comportas, revisão das galerias de concreto, substituição da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico.