Levantamento nacional mostra que cartórios de SC têm o melhor serviço do Brasil

Levantamento nacional mostra que cartórios de SC têm o melhor serviço do Brasil

O pioneirismo também é uma marca dos cartórios catarinenses – Foto: Renato Gama

Um conjunto de cinco cartórios de Santa Catarina dividem o primeiro lugar, por empate, no Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral 2024, divulgado no início de 2025 pela Anoreg/BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil).

São eles: 2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Içara, 1º Registro de Imóveis de Joinville e 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça.

O ranking atesta a excelência dos serviços prestados aos cidadãos com base em critérios técnicos, legais e auditorias independentes realizadas pela APCER Brasil (Associação Portuguesa de Certificação), com apoio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Dentre os 13 mil cartórios existentes no Brasil, oito serventias ficaram empatadas em primeiro lugar, com Santa Catarina ocupando cinco posições.

Outros cinco cartórios do Estado integram a relação em ótimas posições: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú (13º lugar), Registro de Imóveis de Barra Velha (15º), Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Urubici (15º), 3º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville (35º) e Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna (37º).

“É com muito orgulho que recebemos esse resultado. É do nosso Estado o melhor serviço notarial e registral prestado à população e esse ranking reconhece o grande esforço das serventias catarinenses em modernização, agilidade, facilidade, segurança jurídica e oferta de serviços online, que tornaram nossa atuação pioneira e referência nacional”, destaca o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida.

Levantamento nacional mostra que cartórios de SC têm o melhor serviço do Brasil

Estrutura, tecnologia, agilidade, facilidade e segurança jurídica são características que posicionaram cartórios de SC no topo do ranking de qualidade do país – Foto: Renato Gama

Entre as mudanças que começaram em Santa Catarina e se tornaram modelo nacional, três podem ser destacadas: os cartórios do Estado foram os primeiros a implementar o Selo Digital Verificador, que assegura a autenticidade dos documentos emitidos nos cartórios, com consulta online.

No início da pandemia da Covid-19, em 2020, quando o atendimento presencial estava suspenso pelo regramento sanitário, a primeira escrituração de um imóvel por videoconferência foi realizada em Joinville, em plataforma eletrônica segura posteriormente adotada pelo CNJ para todo o país. As serventias catarinenses também foram as primeiras a aderir às centrais nacionais que permitem a realização de serviços online.

Cartórios de Santa Catarina com destaque nacional:

1º lugar (cinco empatados)

  • 2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú
  • 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma
  • Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Içara
  • 1º Registro de Imóveis de Joinville
  • 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça  – Cartório Margarida

Outros que figuram no ranking:

13º lugar

  • 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú

15º lugar

  • Registro de Imóveis de Barra Velha

20º lugar

  • Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Urubici

35º lugar

  • 3º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville

37º lugar

  • Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.