A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou que vai protocolar, ainda em fevereiro, no TCU (Tribunal de Contas da União), a proposta com as obras prioritárias para Santa Catarina que serão executadas imediatamente na BR-101 Norte.
A confirmação foi obtida em reunião realizada nesta segunda-feira (20), em Brasília, com as presenças do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), coordenador da bancada catarinense, do senador Esperidião Amin (PP), do diretor-Geral da ANTT, Rafael Vitale, e do relator do processo de repactuação das BRs 116 e 101, Felipe Queiroz, e de toda a equipe técnica da Agência.
Segundo a ANTT, no próximo mês será enviado o relatório detalhado também à bancada catarinense com a lista das obras que serão executadas. Os parlamentares poderão analisar se as principais demandas do estado estão contempladas.
Maior desafio viário do estado: a BR-101 Trecho Norte
Cobalchini disse, após a reunião, que os principais pontos de interesse incluem o maior desafio viário do estado: a BR-101 no trecho Norte, especialmente entre Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. E foi reiterada à ANTT a necessidade urgente de intervenções nessa área crítica, com foco em terceiras faixas, vias marginais, viadutos e passarelas.
Já Amin disse que foi levado à ANTT os pedidos emergenciais. Primeiro: terceira faixa na BR-101 na altura da região de Itajaí, entre Porto Belo e Penha, como medida emergencial; e atendimento aos pleitos de Joinville, região no norte do estado. Segundo: pontos de Parada e Descanso para motoristas, um em Garuva, e outro em Itajaí.
Terceiro: solução para o Morro dos Cavalos, indispensável viabilizar a construção dos túneis ou do túnel e, finalmente pedidos como de Biguaçu, Palhoça e São José para a execução das marginais ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, se possível, com iluminação, e também o pleito da cidade de Tijucas para as alças que permitirão a execução, em breve – uma obra do governo do estado – do Contorno da cidade de Tijucas.