Com calorão, Defesa Civil e Inmet fazem alerta para pancadas de chuva em quase 30 cidades do Vale e região


Segundo a Defesa Civil, as temperaturas elevadas, associadas à alta umidade das chuvas, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista. Imagem de arquivo – Chuva após dia de calor intenso.
Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram, nesta segunda-feira (20), um alerta para possibilidade de chuvas intensas em 30 cidades na região do Vale do Paraíba e região bragantina.
Segundo o Inmet, o alerta vale para a região pelo menos até terça-feira-feira (21). Já segundo a Defesa Civil, as condições para tempestades devem se manter ao longo da semana, devido ao calor intenso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A Defesa Civil estadual explicou que a previsão do tempo para os próximos dias será típica de verão, com calor intenso e pancadas de chuva isoladas. As temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista.
As chuvas podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e, em casos isolados, granizo. “Essas condições podem resultar em temporais localizados, aumentando o risco de transtornos em áreas já encharcadas. A Defesa Civil recomenda atenção especial nas áreas mais vulneráveis, devido ao risco de acumulados moderados de chuva”, informou o órgão.
No período do alerta, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado do Inmet prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
As cidades da região foram classificadas pelo instituto Inmet como amarelo no grau de risco. Esse é o menor grau na escala de gravidade. Veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Veja a lista de cidades classificadas como em alerta amarelo pelo Inmet:
Aparecida
Arapeí
Areias
Bananal
Bragança Paulista
Cachoeira Paulista
Campos do Jordão
Canas
Cruzeiro
Cunha
Guaratinguetá
Joanópolis
Lagoinha
Lavrinhas
Lorena
Monteiro Lobato
Pindamonhangaba
Piquete
Potim
Queluz
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São José do Barreiro
São José dos Campos
Silveiras
Tremembé
Vargem
Orientações de cuidados
Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
A recomendação também é que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Imagem de arquivo – Chuva de verão.
Marcus Pena/TV Integração
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.