Alerta amarelo: ciclone extratropical traz fortes chuvas para SC nesta segunda-feira

A chegada de um ciclone extratropical próximo ao litoral de Santa Catarina provoca o retorno das chuvas intensas nesta segunda-feira (20). A Defesa Civil estadual emitiu alerta amarelo para temporais, rajadas de vento, granizo e possíveis alagamentos, principalmente nas áreas do litoral.

Ciclone extratropical pode trazer novas chuvas e tempo severo para Sc nesta segunda-feira (20)

Ciclone extratropical associado a uma frente fria volta deixar SC em alerta para novos temporais e ventos fortes – Foto: Deny Campos/ND

Após um fim de semana com sol entre nuvens em boa parte do estado, o clima volta a ficar instável devido ao avanço de uma frente fria associada ao ciclone extratropical.

Entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), chuvas intensas já haviam causado destruição, deixou desabrigados e registrou uma morte em Santa Catarina.

Nesta segunda-feira, os temporais devem atingir o estado a partir do fim da tarde. O risco de ocorrências é alto nas regiões costeiras e moderado nas áreas do meio para Oeste do estado.

Áreas atingidas pelas chuvas ficam sob alerta

Regiões atingidas pelas fortes chuvas na última semana ficam sob alerta – Foto: GMF/ND

Segundo a Defesa Civil, os moradores devem estar atentos à possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica, alagamentos e enxurradas.

Ciclone extratropical se afasta, mas frente fria traz previsão de chuvas para os próximos dias

Na terça-feira (21), o ciclone extratropical deve se afastar para alto-mar, mas a frente fria associada a ele manterá o tempo instável em Santa Catarina. Áreas como o Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte permanecem sob risco de tempestades, com chuvas localmente intensas, fortes ventos e possibilidade de granizo, especialmente durante a tarde e a noite.

Frente fria pode voltar a trazer chuvas fortes ao estado

Fenômeno deixa SC sob alerta de perigo potencial para novas tempestades – Foto: Ian Sell/ND

A Defesa Civil reforça medidas de segurança para minimizar riscos:

  • Redobre cuidados em áreas de encosta;
  • Procure locais seguros durante temporais;
  • Evite atravessar ruas alagadas ou pontes submersas;
  • Observe sinais de inclinação em árvores, postes e rachaduras em muros ou paredes.

O órgão permanece em alerta e reforça que a população siga os avisos meteorológicos nas próximas horas para garantir a segurança diante da instabilidade climática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.