Lula cumprimenta Trump pela posse como presidente dos EUA

Lula foi representado por embaixadora do Brasil nos EUA na posse de Donald TrumpDivulgação/Planalto

Por meio de nota do Palácio do Planalto e publicação nas redes sociais, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprimentou Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos, que aconteceu nesta segunda-feira (20) na capital americana, Washington.

Trump assume pela segunda vez a presidência do país, se tornando o 47º presidente dos EUA. O republicano venceu a democrata Kamala Harris nas eleições de novembro de 2024.

Relação entre os países

Lula pontuou a relação entre o Brasil e os EUA que, segundo ele, “nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”.

Os dois líderes nunca tiveram uma relação muito próxima. Durante a corrida presidencial americana, Lula chegou a declarar publicamente sua torcida pela chapa democrata, que era formada por Joe Biden e depois por Kamala.

A tendência é que a postura do Brasil seja pragmática, buscando eficiência nas interações diplomáticas. Lula afirmou nesta segunda, em reunião ministerial em Brasília, que torce por uma “gestão profícua” de Trump. Também afirmou que “da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia”.

Confira a nota na íntegra:

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.

Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.

Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.