Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos e empresa aposta em Donald Trump para reverter proibição

O Tik Tok parou de funcionar nos Estados Unidos, na noite de sábado (18), poucas horas antes da proibição da plataforma entrar em vigor, com a lei que iniciou neste domingo (19). A rede social contava com cerca de 170 milhões de usuários no país.

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos com início de proibição prevista por lei

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos com início de proibição prevista por lei – Foto: Divulgação/Salarko/Shutterstock/ND

Ao entrar no aplicativo, os usuários receberam uma mensagem da plataforma sobre a proibição. “Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei proibindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, na sexta-feira (17), que a proibição do Tik Tok iniciaria a partir deste fim de semana. O recurso dos donos da rede social chinesa, que alegava violação da Primeira Emenda, foi rejeitado.

A decisão seguiu alerta da administração do ex-presidente Joe Biden, de que o aplicativo representava uma “ameaça grave” à segurança nacional, por conta de sua ligação com a China. O democrata assinou uma lei, em abril de 2024, que exigia a venda da plataforma para um proprietário não chinês.

Usuário receberam mensagem ao entrar na plataforma, com aviso sobre a proibição

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos: usuários receberam mensagem ao entrar na plataforma, com aviso sobre a proibição – Foto: Divulgação/Il fatto Quotidiano

As autoridades americanas tinham como preocupação que o governo chinês pressionasse o Tik Tok ou a ByteDance, empresa controladora, a entregar dados e informações pessoais dos usuários para uso nas operações de inteligência chinesas. Até o momento, não há provas de que isso tenha de fato ocorrido. As informações são da CNN.

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos e empresa aposta em Trump

O presidente eleito Donald Trump afirmou à CNN que a decisão final sobre a proibição é dele. “No final das contas, depende de mim, então vocês vão ver o que eu vou fazer”.

Ao ser questionado sobre uma possível reversão da medida, o republicano declarou que “o Congresso me deu a oportunidade, então eu tomarei a decisão.” A decisão estava prevista para ser tomada por Biden, mas o democrata transferiu para as mãos de Trump.

Donald Trump

Tik Tok sai do ar nos Estados Unidos: ByteDance aposta em Donald Trump para reverter proibição – Foto: Official White House Photo by Tia Dufour/ND

Trump ainda afirmou que “muito provavelmente” aplicaria uma medida que adiaria a proibição em 90 dias. A posse de Trump como presidente vai ocorrer na segunda-feira (20), um dia após a lei de proibição entrar em vigor. O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi convidado para a cerimônia.

Em vídeo publicado pelo executivo no perfil oficial da marca na plataforma, o CEO do TikTok disse estar “lutando para proteger o direito constitucional à liberdade de expressão”. Além disso, agradeceu Trump pelo apoio e por “trabalhar conosco para encontrar uma solução”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.