Saiba como funciona o colégio onde estudou a única aluna da rede pública a tirar nova mil na redação do Enem


Samille Malta foi a segunda aluna da instituição que alcançou a nota máxima, em 2022, a estudante Malu Souza também alcançou o prestigiado número na redação. Alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa
UFV/Divulgação
O resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 mostrou que a única estudante brasileira da rede pública que alcançou a nota mil na redação foi Samille Malta, de 19 anos, aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o CAp-Coluni.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Mas o que a instituição oferece na grade curricular ou na estrutura que possibilita o destaque de seus alunos na prova? Vale destacar que, em 2022, Malu Souza, outra estudante do colégio mineiro, também alcançou a prestigiada nota máxima na redação.
Entrada do CAp-Coluni, localizado em Viçosa
UFV/Divulgação
O g1 listou algumas informações que podem influenciar na boa nota dos candidatos. Confira abaixo.
Vínculo com uma das melhores universidades do mundo
O CAp-Coluni foi criado em 26 de março de 1965, com a denominação de Colégio Universitário, passando a ser Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em 2001.
A universidade, por sua vez, se destaca pelo ensino de qualidade, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2024, foi eleita uma das mil melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking internacional, feito pelo Center for World University Rankings (CWUR).
Única estudante de escola pública a tirar mil na redação do Enem não esperava nota: ‘Tenho mais facilidade em exatas’
Única estudante de escola pública a tirar mil na redação do Enem chegou a fazer mais de 40 textos em menos de 1 ano
Dentre os destaques na estrutura organizacional da instituição, há as comissões nas áreas pedagógicas, pesquisa, extensão e cultura.
Além disso, os alunos também têm à disposição a biblioteca central, o restaurante universitário, a praça de esportes e a divisão de saúde da UFV.
Seleção dos alunos por sorteio
Assim como Samille, todos os alunos da instituição ocupam as vagas do Coluni por concorrido sorteio público, realizado anualmente de acordo publicação de editais. Para 2025, por exemplo, são reservadas 150 vagas, exclusivamente para alunos que vão entrar no 1º ano do ensino médio.
Samille Malta foi uma das 12 estudantes do país a tirar mil na redação
Arquivo Pessoal
Desta forma, é comum que estudantes de várias partes do país se mudem para Viçosa para ingressar na instituição, que oferece aulas no turno e contraturno. No caso de Samille, ela é natural de Virginópolis, na região leste de Minas Gerais, e se mudou para Viçosa em 2020, aos 16 anos, para estudar no Coluni.
Objetivo do ensino além das provas
Por oito vezes, o colégio foi considerado o melhor da rede pública do país, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mesmo com os números positivos, Cristiane Baquim, pró-reitora de Ensino da UFV, avalia que o objetivo principal não é bom desempenho somente nos vestibulares e certames.
Coluni UFV
Nathalie Guimarães/G1
“O ensino no colégio não é um ensino focado nos vestibulares, muito pelo contrário. É um ensino que busca formar estudantes numa perspectiva integral, uma perspectiva em que esses estudantes se formem tanto no campo intelectual, mas também moral, ético, estético, destacou.
“Então, os vestibulares, os resultados positivos dos alunos, nos processos seletivos, nas olimpíadas, é consequência de todo o trabalho realizado pelos professores que se preocupam muito em fazer um projeto pedagógico adequado a essa realidade. Então, é consequência, não é o objetivo”.
A qualidade, segundo ela, também tem relação com o processo de seleção e com a dedicação exclusiva dos professores.
“Os professores têm dedicação exclusiva, conseguem trabalhar também no âmbito da pesquisa com os estudantes, orientá-los para participarem dessas atividades extracurriculares, dentro dos laboratórios, atendendo os alunos no contraturno. Os se ambientam muito na instituição como um todo, não apenas do colégio, e utilizam o espaço da universidade, promovendo também o engajamento deles com o processo de ensino. Eles usam nossa biblioteca, no nosso restaurante universitário, enfim, participam. A vida também da universidade e isso estimula bastante que eles se envolvam”.
“Sempre foi meu sonho estudar lá, pois o ensino é excelente. A escola oferece diversos eventos musicais, culturais e gincanas. O Coluni também me ajudou a focar nos estudos. Levarei do Coluni muitos aprendizados, não apenas relacionados ao conteúdo escolar, mas também para a vida”, disse a aluna.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.