Estudante mineiro gabarita matemática no Enem e sonha trabalhar com genética: ‘Fazer questões e revisar é muito importante’


Com todos os acertos, Rodrigo Mota, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, fez 962 pontos em matemática. Ele também já foi aprovado em Medicina em faculdades particulares oito vezes. Rodrigo Mota tirou 962 em matemática, nota máxima possível no Enem 2024.
Rodrigo Mota/Arquivo pessoal
O jovem Rodrigo Mota, de 21 anos, foi um dos estudantes brasileiros que tiraram nota máxima em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Natural de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Rodrigo gabaritou a prova, fazendo 962 pontos.
As notas máximas de cada caderno foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa na última segunda (13).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Aprovado em Medicina oito vezes em faculdades particulares, Rodrigo sonha em se formar no curso mais concorrido do Brasil em uma instituição federal, em especial a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e trabalhar com genética, onde poderia utilizar a paixão por números na área da saúde.
“Essa é uma das áreas em que eu pretendo me especializar, engenharia genética, que é um pouco ligada com a matemática. Muda muito depois que entra na faculdade, mas o que sei é que eu vou dar um jeito de encaixar a matemática, porque eu gosto muito, sempre gostei”, explicou o estudante.
nota rodrigo mota gabarita matemática patos de minas
Inep/Reprodução
Rodrigo está no terceiro ano de cursinho e compartilha as experiências como vestibulando nas redes sociais. Ele conta que, nos últimos anos, tem conseguido sempre notas superiores a 900 pontos em matemática e aponta o método de estudo.
“De manhã, eu assistia minhas aulas. Em seguida, eu fazia flash cards e usava eles para revisão. Fazia revisão espaçada online, revia com mais frequência as questões mais difíceis. Isso para todas as matérias”, explicou.
Estudante mineiro gabarita matemática no Enem e sonha trabalhar com genética
Uberlândia e Uberaba têm mais de 24 mil inscritos no Enem
Banda mineira vira referência para tema da redação; conheça a Black Pantera
Ele também conta que, depois de fazer os flash cards, respondia exercícios. Todos os dias praticava matemática.
“É uma área do Enem que aumenta muito a nota para medicina. Então respondia um pouco mesmo se não tivesse aula de matemática no dia”, afirmou.
Para ele, o que mais importa é praticar e revisar os temas.
“As aulas são importantes, mas fazer questões e revisar é muito importante. Enquanto não fazia as de matemática, fazia as de outras disciplinas, sempre revisando o que eu mais errava”, finalizou.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.