David Lynch, diretor de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos

O cineasta David Lynch, conhecido pelo filme “Cidade dos Sonhos” e a série “Twin Peaks”, morreu aos 78 anos, nesta quinta-feira (16). Reconhecido por seu trabalho com narrativas sombrias, Lynch acumulou quatro indicações ao Oscar ao longo de toda a sua carreira.

David Lynch

David Lynch morreu nesta quinta-feira – Foto: Divulgação/ND

Embora a causa oficial de sua morte não tenha sido divulgada, o diretor compartilhou em 2024 que havia sido diagnosticado com enfisema pulmonar, resultado de anos como fumante. A doença o afastou das filmagens nos últimos meses.

Em comunicado publicado pela família de Lynch no Facebook, eles expressaram dor pela perda: “O mundo ficou mais vazio sem ele. Mas, como David sempre dizia, ‘fiquem de olho na rosquinha, não no buraco’. Hoje é um dia dourado, com céus azuis brilhantes.”

David Lynch: relembre sua trajetória

Antes de se dedicar ao cinema, Lynch estudou pintura, mas foi na produção de curtas-metragens que encontrou sua verdadeira paixão. Em 1977, lançou seu primeiro longa-metragem, Eraserhead, um filme independente que conquistou posição de “cult” ao longo dos anos.

David Lynch

Antes de se dedicar ao cinema, David Lynch estudou pintura – Foto: Flickr/ND

O sucesso veio logo em seguida, com “O Homem Elefante” (1980), estrelado por John Hurt e Anthony Hopkins. A obra, baseada na vida de um homem com severas deformidades, rendeu ao diretor suas primeiras indicações ao Oscar, incluindo melhor roteiro adaptado e direção.

Apesar do revés comercial com “Duna” (1984), Lynch deu a volta por cima. Em 1986, foi novamente indicado ao Oscar pela direção de “Veludo Azul”, uma mistura de noir e surrealismo. Já em 1990, ganhou a Palma de Ouro em Cannes com “Coração Selvagem” e estreou a revolucionária série “Twin Peaks”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.