Unidades de saúde de Macapá voltam a receber insulina NPH; veja como retirar 


Prefeitura informou que a distribuição do medicamento está sendo feita de maneira fracionada, em razão da falta de insumos para produção.  Prefeitura de Macapá reabastece UBSs com insulina do tipo NPH
Os postos de saúde de Macapá voltaram a ser abastecidos com a insulina tipo NPH. Segundo a prefeitura, o medicamento estava em falta em razão da escassez dos insumos para a produção global. Por isso, a distribuição está sendo realizada de maneira fracionada à população. (veja posto de retirada nesta matéria). 
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, foram recebidos 30% do necessário para abastecer as unidades de saúde. A previsão é que o fornecimento normalize em março. 
Veja lista de postos para retirada: 
UBS Marcelo Cândia;
UBS Pedro Barros;
UBS Álvaro Corrêa;
UBS do Macapaba;
UBS do Marabaixo;
UBS dos Congós;
UPA Buritizal;
UBS Lélio Silva;
UBS Rubim Aronovitch;
UBS Cidade Nova;
UBS do Coração;
UBS Raimundo Hozanan;
UBS Padre Raul Marte;
UBS Unifap;
UBS Infraero 1 e 2;
UBS Brasil Novo;
Centro Papaléo Paes.
Como está sendo feita a distribuição? 
Insulina NPH é usada para tratar diabetes
Reprodução
Em razão da alta demanda, cada paciente deve receber o quantitativo para um mês de tratamento. Isso até regularizar a distribuição, informou Nathália Piedade, coordenadora de assistência farmacêutica. 
“Os pacientes são acompanhados por nossas equipes e nós estamos exigindo o cartão do sus para justamente fazer o cadastro e verificar como está sendo feita essa retirada para podermos garantir no próximo mês para esses pacientes o produto. A gente também está liberando insulina para apenas um mês de tratamento, justamente em razão da baixa aquisição”, explicou a coordenadora. 
Para retirar a insulina, os pacientes devem apresentar receituário médico e cópia com validade vigente, cartão do SUS e recipiente térmico com gelo. 
🔎 Insulina NPH (protamina neutra de Hagedorn): é um tipo de insulina humana utilizada no tratamento da diabetes. Ao contrário da insulina regular, a insulina NPH possui uma ação prolongada que demora entre 4 a 10 horas para fazer efeito, durando até 18 horas.
A oferta de insulina regular está ocorrendo normalmente nas unidades de saúde. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.