Defesa Civil do AC quer testar sistema de alerta de desastres ainda no 1º semestre de 2025, diz coordenador


Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) é sistema de informações do governo federal que emite alertas à população por meio de SMS, aplicativos de mensagem, TV por assinatura e Google Alertas Públicos Objetivo do sistema é alertar moradores de áreas de risco a tempo
Prefeitura de Brasiléia
A Defesa Civil do Acre espera fazer os primeiros testes de um sistema de alerta de desastres naturais ainda no 1º semestre de 2025. A informação foi confirmada ao g1 nesta quarta-feira (15) pelo coordenador do órgão, coronel Carlos Batista.
A Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), é um sistema de informações que emite alertas à população por meio de SMS, TV por assinatura, Google Alertas Públicos e aplicativos de mensagem como WhatsApp e Telegram. O sistema funciona em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas de comunicação.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
“Queremos implantar um sistema de informações para passar informações para a população, chamado de broadcast (transmissão em rede) que é um sistema que passa informações para um público mas específico em determinada localidade”, disse Batista.
O Idap seria utilizado para alertar a as populações de áreas de risco, especialmente durante períodos de enchente.
O coordenador explicou, entretanto, que antes do sistema entrar em vigor é preciso fortalecer a estrutura de acompanhamento do estado. “Porque precisamos de monitoramento 24 horas de eventos climáticos.
O Idap já tem utilizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, em outros estados brasileiros.
Segundo o órgão, atualmente, cerca de 180 instituições e aproximadamente 600 usuários (entre estados e municípios) têm cadastros e são capacitados para acessar a ferramenta e capacitados para gerar essas informações prévias a desastres.
Plano de contingência para 2025
Com o avanço do período chuvoso, o coronel comentou ainda as medidas que estão sendo tomadas pela Defesa Civil para se preparar para possíveis enchentes em 2025.
A Defesa Civil do estado já elaborou seu plano de contingência no ano passado, no mês de dezembro. O plano envolve todas instituições do sistema estadual da Defesa Civil para caso ocorra inundações nos municípios de pronto atendimento, o poder público estadual dê apoio as coordenadorias municipais de defesa civil” afirmou.
Após iniciar o ano com vazão, Rio Acre sobe quase 3 metros em 24 horas na capital; confira oscilação
Nos primeiros 10 dias de janeiro, o Rio Acre subiu mais de 2,8 metros em 24 horas e chegou a 7,72 metros em Rio Branco. O volume de chuvas também já alcançou quase 30% da média histórica para janeiro, que é de 299 milímetros.
Em 2024, o Rio Acre, em Rio Branco (AC), chegou a segunda maior cota histórica e atingir mais de 70 mil pessoas com uma enchente devastadora.
Leia mais:
Após iniciar o ano com vazão, Rio Acre sobe quase 3 metros em 24 horas na capital; confira oscilação
*Estagiária sob supervisão de Yuri Marcel
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.