‘Ainda estou aqui’ indicado ao BAFTA: como é a votação de melhor filme do ‘Oscar britânico’

O Prêmio BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão), considerado o “Oscar britânico”, indicou o filme “Ainda Estou Aqui” para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

Cartaz do filme 'Ainda Estou Aqui'

‘Ainda Estou Aqui’ concorre ao Melhor Filme Estrangeiro – Foto: Reprodução/ND

A lista com os indicados das 25 categorias foi anunciada na manhã desta quarta-feira (15). O evento será apresentado pelo ator David Tennant (Doctor Who e Belas Maldições), no dia 16 de fevereiro.

Apesar do longa brasileiro, de Walter Salles, receber a indicação, a atriz Fernanda Torres sequer foi selecionada para a lista de pré-indicadas ao prêmio de Melhor Atriz.

Na categoria, foram indicadas Cynthia Erivo, Demi Moore, Karla Sofía Gascón, Marianne Jean-Baptiste, Mikey Madison e Saoirse Ronan.

Como é a votação do BAFTA, o ‘Oscar britânico’?

A votação para Melhor Filme no BAFTA é realizada em duas etapas principais. Na primeira, todos os membros votantes da Academia têm acesso à lista de filmes elegíveis, que devem cumprir os critérios estabelecidos, como o lançamento comercial no Reino Unido dentro do período de elegibilidade.

Estatuetas do BAFTA, o Oscar britânico

Estatuetas do BAFTA, o “Oscar britânico” – Foto: BAFTA/Marc Hoberman/ND

Nessa etapa inicial, os membros escolhem seus filmes preferidos, e os votos resultam na lista dos indicados.

Na segunda etapa, após a divulgação dos indicados, todos os membros podem votar novamente para escolher o vencedor.

Diferente de algumas categorias que podem contar com jurados especializados, a escolha de Melhor Filme é feita exclusivamente por votação aberta a todos os membros.

Por fim, o processo é auditado para garantir que o resultado seja justo e transparente.

Fernanda Torres segurando o troféu do Globo de Ouro

Fernanda Torres não foi indicada como Melhor Atriz, mesmo após vencer Globo de Ouro – Foto: Robyn Beck/AFP/ND

Os membros votantes do BAFTA, responsáveis por escolherem o vencedor de cada categoria, são profissionais da indústria de cinema, televisão e games, com ampla experiência em suas respectivas áreas.

A Academia conta com milhares de membros espalhados pelo mundo, embora a maioria esteja no Reino Unido. Eles incluem diretores, produtores, roteiristas, atores, editores, designers, técnicos, entre outros.

Para se tornar um membro, é necessário atender a critérios específicos de elegibilidade, como ter uma contribuição significativa em projetos reconhecidos na indústria do entretenimento. Além disso, a adesão geralmente exige uma indicação de membros existentes e aprovação pelo comitê da Academia.

Confira abaixo os concorrentes de “Ainda Estou Aqui” no BAFTA, o ‘Oscar britânico’

Melhor Filme Estrangeiro

  • Tudo Que Imaginamos Como Luz
  • Emilia Pérez
  • Ainda Estou Aqui
  • Kneecap – Música e Liberdade
  • A Semente do Fruto Sagrado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.