Obras preveem mudanças como novo terminal, novo pátio para 8 aeronaves e leitores automáticos no embarque em Uberlândia. Para Uberaba, está previsto o alargamento da pista de pouso e decolagem e o Expozebu Aeroporto Uberaba
Prefeitura de Uberaba/Divulgação
As cerimônias de lançamento das pedras fundamentais do início das obras dos aeroportos de Uberlândia e Uberaba nesta terça-feira (14) contaram com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, dos prefeitos dos municípios, Paulo Sérgio e Elisa Araújo, e de outros políticos da região, além de representantes do grupo Aena.
Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Uberlândia
Cerimônia da pedra fundamental no aeroporto de Uberlândia
Larissa Marques/TV Integração
As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato foram divulgadas no fim de 2023, após a concessionária espanhola Aena assumir o aeroporto. As mudanças preveem um novo terminal com capacidade de 3 milhões de passageiros por ano e um novo pátio para até 8 aeronaves, entre outras alterações. Leia mais abaixo.
À época, a Aena também divulgou investimentos R$ 438,1 milhões em melhorias e expansão do aeródromo ao longo de 30 anos. Trata-se do terceiro maior investimento entre os 15 aeroportos leiloados à empresa no país.
“Este é o maior volume de investimentos na aviação da história de Minas Gerais. Estamos fazendo, efetivamente, um plano de fortalecimento da aviação regional. Não é possível falar sobre Minas Gerais, sem falar sobre o Triângulo Mineiro”, explicou o ministro Silvio Costa Filho.
Ele destacou, ainda, o crescimento econômico da região e afirmou que melhorar a logística do Triângulo é prioridade para o Governo Federal.
“É fundamental que o governo cada vez mais possa governar o país com a iniciativa privada. Até por que, quem defende o trabalhador, é sobretudo quem gera emprego. É o emprego e a renda que traz dignidade às pessoas. Estamos falando de mais de mil empregos que vão ser gerados na obra.”
Fachada do atual terminal de passageiros do Aeroporto de Uberlândia
Foto TV Integração/Reprodução
“É muito importante que esses investimentos ocorram. Nós percebemos uma melhoria sensível na operação do nosso aeroporto. Vamos continuar esse ano trabalhando com nossas operadoras, utilizando o apoio do Governo de Minas, queremos trazer novos voos para a nossa cidade”, disse o prefeito Paulo Sério.
O prefeito disse, ainda, que nos próximos 100 dias pretende cumprir as promessas feitas pelo antecessor, Odelmo Leão, incluindo um novo acesso para o aeroporto com recursos municipais.
O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também falou na cerimônia.
“Nunca na vida aeroportuária brasileira tantos aeroportos foram entregues. É um recorde de investimentos públicos e através de contratos de concessão. É um ano muito positivo para a aviação civil. Estamos trabalhando para que mais brasileiros possam voar pelo Brasil”, disse o secretário.
Alta umidade x baixa temperatura: neblina intensa encobre Uberlândia
Semana inicia com pancadas de chuvas isoladas na região
Chuva em Uberlândia deixa ruas alagadas, pessoas ilhadas e rio chega a transbordar
Mudanças
De acordo com a Aena, o Aeroporto de Uberlândia ganhará um novo terminal com 10 mil metros quadrados e com a capacidade passando dos atuais 1,5 milhão para 3 milhões de passageiros por ano, e estacionamento maior.
A empresa afirmou que investirá em um novo mix comercial, com opções variadas de restaurantes, cafés, lojas e serviços. O novo terminal será construído do outro lado da pista, em frente ao atual (veja abaixo).
Projeto alteração terminal passageiros Aeroporto Uberlândia ampliação capacidade
Arte g1
No espaço destinado às aeronaves, o pátio passará a contar com oito posições para o estacionamento dos aviões, o dobro da comportado atualmente. Além disso, duas pontes móveis de embarque serão instaladas.
Ainda conforme a Aena novas taxiways – faixas que ligam a pista de pouso e decolagem ao terminal – serão construídas. A concessionária afirmou, ainda, que áreas de escape, que garantem operações mais seguras em pousos e decolagens, serão instaladas nas duas cabeceiras da pista.
Uberaba
Já em Uberaba, a previsão é de que as obras do aeroporto sejam finalizadas em junho de 2026. Elas incluem a ampliação do terminal de passageiros, melhorias no controle de raio-x, novas salas de embarque e o alargamento da pista de pouso e decolagem.
Segundo a Aena, as reformas serão realizadas em horários estratégicos para evitar impactos no fluxo de usuários.
“Nós temos algumas janelas operacionais, então momentos que são mais ociosos de voo serão realizados neles. Não teremos impactos tanto na operação, quanto no conforto do passageiro. Será praticamente imperceptível”, explicou Guilherme Zapola, diretor do Aeroporto de Uberaba.
Atualmente, o Aeroporto de Uberaba recebe cerca de 92 mil passageiros por ano. Com investimentos que somam R$ 150 milhões, a expectativa é que esse número alcance 200 mil usuários anuais. Além disso, a capacidade de passageiros processados simultaneamente — somando embarques e desembarques — passará de 70 para 242.
De janeiro a outubro de 2024, o aeroporto registrou mais de 96 mil passageiros, um aumento de 17,6% em relação ao mesmo período de 2023. O número de voos também cresceu: foram 559 operações, um aumento de 10%.
“No futuro, mais voos, mais passageiros e mais turistas virão, não só para aproveitarem todas as belezas naturais e culturais que nós temos aqui, mas também no turismo de negócios. Sem dúvidas nenhuma, o aeroporto maior e mais pujante gerará mais emprego e renda para o nosso município”, disse a Prefeita Elisa Araújo.
Lançamento da pedra fundamental para obras no Aeroporto de Uberaba
Alfredo Neto/ Prefeitura de Uberaba
Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas