Campinas convoca 529 moradores para revacinação após problemas na refrigeração de doses em 2024


Precisam vacinar novamente moradores que receberam imunizantes contra diversas doenças no CS Sousas entre 25 de setembro e 6 de novembro de 2024. Vacina contra Covid-19 está entre as que enfrentaram problema de refrigeração
Rogério Capela
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) informou na tarde desta terça-feira (14) que iniciou a convocação de 529 moradores para revacinação. São pessoas vacinadas pelo Centro de Saúde (CS) Sousas entre 25 de setembro e 6 de novembro de 2024, mas que precisam receber novamente os imunizantes.
No período, a unidade ministrou 875 doses, incluindo contra a dengue e a Covid-19. Segundo a pasta, a revacinação é necessária pois ouve oscilações de temperatura na câmara de conservação dos imunizantes no CS, “o que pode comprometer a eficácia para proteção contra doenças”.
A Saúde informou que a medida está sendo tomada após discussão com o Estado e o Ministério da Saúde “com objetivo de garantir a proteção adequada à população”.
“Prezamos pela máxima transparência dos processos e seguimos as recomendações vigentes, por isso, estamos fazendo a convocação destes cidadãos para a revacinação. Ressaltamos o compromisso da Secretaria de Saúde em zelar sempre pela garantia da prestação de um serviço de imunização de confiança e excelência para toda população campineira”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, em comunicado.
Como funcionará a convocação
Segundo a Prefeitura, as 529 pessoas serão convocadas, individualmente, por telefone para agendamento de um horário para ser revacinada. Isso ocorrerá prioritariamente no CS Sousas, mas ela pode escolher ser atendida por outra unidade básica se for necessário.
Caso a secretaria não consiga realizar contato por telefone, haverá uma visita aos domicílios destas pessoas para que elas sejam orientadas sobre a revacinação. Dúvidas dos moradores que receberam vacinas no CS Sousas no período indicado podem ser esclarecidas pelo telefone do Distrito de Saúde Suleste: (19) 3735-9091.
O CS Sousas está na Rua Antônio Prado, 410. A sala de vacinação deste centro de saúde funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h.
Referência em vacinação
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde de Campinas destacou que aplicou 57.771 doses no período afetado no CS Sousas. “Portanto, o número de vacinas que devem ser reaplicadas corresponde a 1,51% do total na cidade”, afirmou.
“O Programa de Imunização de Campinas é um dos mais reconhecidos do País pela eficácia e inovação em busca de estratégias para ampliar a vacinação e, com isso, salvar vidas”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.