Ufopa recebe inscrições até sexta-feira, 17, para o PSR 2025 com vagas no curso de Medicina


Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas da área de abrangência da Ufopa terão bônus de 20% nas notas do PSR. As inscrições para o PSR da Ufopa são online
Jonathan Lins/G1
Encerram na próxima sexta-feira (17) as inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A instituição está ofertando 1.520 vagas, sendo 1.204 nos cursos do Campus Santarém, 36 nos do Campus Alenquer, 72 vagas nos do Campus Monte Alegre, 64 nos cursos do Campus Oriximiná, 36 vagas em Itaituba, 72 nos cursos do Campus Juruti e 36 vagas no Campus Óbidos.
Uma das novidades no PSR de 2025 é oferta dois cursos novos, sendo Medicina, na Unidade Tapajós, em Santarém, com Portaria de Autorização publicada pelo Ministério da Educação (MEC) na edição de segunda-feira (13), do Diário Oficial da União. E o curso de Agronomia, em Monte Alegre.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Ufopa com o devido preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário eletrônico.
Podem se inscrever candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2021 a 2024.
Bônus regional e Cotas
Outra novidade no PSR 2025 da Ufopa é o “bônus regional”, que consiste em uma bonificação de 20% nas notas do processo seletivo de quem cursou todo o ensino médio em escolas da área de abrangência da Universidade.
Além disso, do total de 1.520 vagas ofertadas, a Ufopa reservará 760 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais, a serem preenchidas conforme critérios estabelecidos pela legislação: Lei nº 12.711/2012, Lei nº 13.409/2016, Lei nº 13.723/2023 e Lei nº 14.945/2024, além da Portaria Normativa nº 18/2012-MEC, alterada pela Portaria Normativa nº 2.027/2023-MEC.
São beneficiados pelo sistema de cotas: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em escolas comunitárias que atuem no âmbito da educação do campo conveniada com o poder público, em cursos regulares ou que tenham cursado integralmente o ensino médio no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também podem se beneficiar do sistema de cotas: candidato que tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada, além de pessoas que se autodeclarem pessoas negras ou pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.