Início das obras do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes tem nova previsão; veja quando

Mais um passo rumo à construção do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes foi dado na manhã desta segunda-feira (13). Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí se reuniram apara aprovar o início dos trabalhos de estudos e projetos de engenharia.

As informações são do consultor técnico do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis), João Luiz Demantova. Ele explica que a previsão para a contratação da operação de crédito é o fim de maio.

Prévia do projeto do Túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes

Túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes tem mais uma etapa aprovada – Foto: Promobis/ Divulgação

Depois disso, o próximo passo é o lançamento do edital visando uma parceria público-privada para a construção do túnel. O estudo conceitual da obra já foi realizado, agora o foco é nos projetos definitivos. A previsão para o começo das obras é 2027, e início do funcionamento em 2031.

Túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes

O túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes é um desejo antigo dos moradores do Litoral Norte catarinense. Em outubro de 2024, o governador Jorginho Melo assinou o protocolo de intenções do projeto.

Este protocolo de intenções garante uma contrapartida do Governo do Estado no total de US$ 24 milhões (R$ 136 milhões na cotação atual) para o projeto e outros destaques do Promobis.

Prévia do projeto do túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes – Foto: Promobis/ Divulgação

Dentre os outros projetos estão o primeiro sistema de BRT (bus rapid transit) da região, exclusivamente com ônibus elétricos, e um programa de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.

Os recursos deverão custear ações, desapropriações e obras de infraestrutura necessárias à implementação do túnel, que será construído e operado no modelo de parceria público-privada (PPP), além dos demais componentes que compõem o projeto, como o BRT e a implementação de corredores de mobilidade.

Estudo conceitual do túnel já foi realizado e agora foco é nos projetos definitivos- Foto: Promobis/ Divulgação

“O túnel imerso sobre o rio Itajaí-Açu, somado ao sistema de transporte coletivo regional e as obras de mobilidade ativa e micro mobilidade elétrica em Balneário Camboriú, são um conjunto de ações que terão impacto significativo na mobilidade regional, transformando e preparando a região para os desafios futuros”, afirma Demantova.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.