Rematrícula antecipada e negociação: como os pais tentam driblar alta da mensalidade escolar em Ribeirão Preto


Valores na rede particular de ensino podem subir até 15% em 2025 . Elevação de gastos com encargos é uma das justificativas. Valor da mensalidade das matrículas aumenta nas escolas privadas de Ribeirão Preto
O servidor público Tiago Caldeira se antecipou à chegada de 2025 e fez a rematrícula dos dois filhos na escola particular em Ribeirão Preto (SP), em uma tentativa de amenizar a alta dos preços. “Recebemos o comunicado da escola e conseguimos renovar a matrícula dos nossos filhos. A escola oferece pacotes necessários e conseguimos nos planejar para esse momento”, diz.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Quem não se precaveu como ele vai pagar este ano até 15% a mais na mensalidade, segundo uma apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, em algumas unidades educacionais da rede privada na cidade.
O aumento tem relação com a elevação de gastos, como encargos trabalhistas, e ocorre em meio a uma demanda crescente por ensino particular desde o fim da pandemia. “Hoje, são muitos encargos. Não existe a possibilidade de a instituição não repassar”, afirma Mary Torres, dona de um colégio no centro da cidade.
Escola particular em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
A limitação de vagas também é um fator importante às vésperas do início do ano letivo – entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. Ao menos na escola no Centro, mais de 90% dos pais renovaram as matrículas.
LEIA TAMBÉM
Preço do material escolar pode variar até 156% em Ribeirão Preto, segundo Fundação Procon-SP; veja lista
Rematrícula antecipada e negociação
Em outra escola do centro, a coordenadora pedagógica Danielle Minto conta que o reajuste nas mensalidades será de 6,5% este ano. Desde setembro, a equipe promoveu rematrículas e ofereceu descontos para famílias com mais de um filho como uma forma de ajudar os pais que se anteciparam e, ao mesmo tempo, garantir o equilíbrio financeiro da instituição.
“A maior parte dos alunos faz essa matrícula, mas agora em janeiro nós temos alguns alunos que estão transferindo de outras cidades ou colégios.”
Professora e mãe de aluno, Maria Luiza Ferreira reconhece que a antecipação da matrícula fez toda a diferença na situaçãofinanceira da família.
“Aproveitamos a oportunidade de renovar o quanto antes para não perder a vaga e para nos organizarmos. (…) Tivemos esse desconto, e foi muito importante para nós naquele momento”, afirma.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.