A taxa de infecção por metapneumovírus humano no norte da China está diminuindo, segundo informações do governo do país. O vírus causa sintomas semelhantes aos de um resfriado ou gripe, incluindo febre, tosse e congestão nasal, mas também pode provocar infecções no trato respiratório de crianças, adultos mais velhos e pessoas com baixa imunidade.
Especialista explica números do metapneumovírus
“O metapneumovírus humano não é novo, e está entre os humanos há várias décadas”, disse Wang Liping, pesquisadora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças da China durante uma entrevista coletiva.
Ela acrescentou que o aumento do número de infecções pelo vírus nos últimos anos resulta de melhores métodos de detecção.
“No momento, a taxa de casos de metapneumovírus humano está flutuando, a taxa de casos nas províncias do norte está caindo, e a taxa de casos em pacientes com 14 anos ou menos começou a diminuir”, informou.
Recentemente surgiram preocupações com o aumento de infecções no Norte da China. A Organização Mundial da Saúde disse que não recebeu relatórios de surtos incomuns da doença na China nem em outros lugares.
Especialistas apontam que, diferentemente da Covid-19, esse vírus já circula há décadas entre os humanos e que as pessoas têm certa imunidade contra ele.
A maioria das crianças é infectada até completar cinco anos. As informações são da Associated Press.