‘Prontos para o mundo’: alunos de escolas públicas da região de Ribeirão Preto ganham intercâmbio; veja como é a seleção


Ao todo, 22 estudantes da região estão entre os primeiros 500 jovens que vão embarcar para países como Inglaterra e Austrália por meio de programa do governo paulista. Melhores notas no Saresp e em curso de inglês garantem vagas. Estudantes de escolas públicas na região de Ribeirão Preto ganham intercâmbio
Augusto José Sacchi Arantes, de 16 anos, vai deixar temporariamente a família em Ribeirão Preto (SP) para passar quatro meses em Weymouth, na Inglaterra, onde vai fazer uma parte do ensino médio este ano. Em meio aos preparativos para o esperado intercâmbio, ele não escondeu a ansiedade. “Fiquei sabendo que é uma cidade pequena. O objetivo do programa é integrar a gente à cultura”, diz.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Augusto José, de 16 anos, é um dos selecionados da região de Ribeirão Preto (SP) para intercâmbio
Jefferson Neves / EPTV
Augusto é um dos 500 jovens selecionados pela “Prontos para o Mundo”, programa do governo do estado que pela primeira vez dá aos melhores estudantes do 9º ano de escolas públicas a oportunidade de fazer um intercâmbio em países como Inglaterra, Austrália e Canadá.
A seleção é feita por meio de uma classificação que leva em conta as notas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e de um curso online de inglês oferecido pelo projeto (entenda como é possível participar mais abaixo).
Além dele, outras 21 pessoas da região vão embarcar para o exterior. Entre elas está Letícia Gabriela Gonçalves, de 15 anos, de Santa Rosa de Viterbo (SP). Assim como Augusto, o destino é a Inglaterra.
“Fiquei muito feliz quando eu descobri, foi uma surpresa gigante, porque desde quando eu era pequena falava para os meus pais que queria fazer intercâmbio. E aí meu pai falava ‘Ah, não vai ter como, só se eu ganhar na loteria’. Mas deu tudo certo, eu consegui”, comemora.
A estudante já fez uma pesquisa prévia sobre o sistema educacional do país e achou interessante a diferença. “Já andei pesquisando a escola, a cidade, e tem bastante matéria diferente na escola. Acho que ao todo são 19 matérias, e tem as matérias extracurriculares”, diz.
Letícia, de Santa Rosa de Viterbo (SP), tem o apoio dos pais e de seu professor para preparação da nova rotina no intercâmbio
Jefferson Neves / EPTV
Prontos para o Mundo
O programa do governo estadual é dividido em duas fases, em que estudantes precisam cumprir uma série de requisitos, além de alcançarem boas notas no Saresp – com provas em novembro – e em um curso intensivo de inglês online, que deve ser feito a partir da segunda fase, durante o 1º ano do ensino médio.
Depois delas, vêm a classificação final, que define quem conquistou as vagas. O intercâmbio ocorre no 2º ano do ensino médio. Veja, abaixo, os requisitos por etapa:
Fase 1
ter no mínimo 14 anos;
estar matriculado em uma escola estadual desde o 6º ano do ensino fundamental;
obter autorização do responsável legal para participar do programa;
estar matriculado no ensino médio no ano de aplicação da fase 1 em uma escola estadual de São Paulo;
não ter sido reprovado no 9º ano do ensino fundamental e ter 50% ou mais nas avaliações do Saresp;
ter frequência escolar igual ou superior a 85% no 9º ano do ensino fundamental;
assinar o termo de inscrição com anuência do responsável legal.
Fase 2
ter sido aprovado e cumprir os requisitos da Fase 1 do programa;
estar cursando o ensino médio em uma escola da rede pública estadual de São Paulo;
ter obtido média igual ou superior a 7,0 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular no semestre anterior à seleção;
ter frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
ter média igual ou superior a 7,0 no curso intensivo de inglês;
ter frequência igual ou superior de 85% no curso intensivo de inglês;
não completar 18 anos até o término do intercâmbio internacional e seu retorno ao Brasil;
assinar o termo de inscrição com anuência do responsável legal.
Classificação final
A classificação final ocorre com a soma da nota do Saresp no 9º ano e as notas do curso de inglês on-line. Os alunos com pontuação mais alta garantem vaga para o intercâmbio a partir do segundo ano do ensino médio.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.