Aeronave atingiu quintal de Luiz Augusto de Oliveira que, apesar de estar dentro da casa no momento da tragédia, em Vinhedo (SP), escapou ileso. Todos os passageiros e tripulação morreram. Dono de casa em Vinhedo aonde avião caiu faz homenagem às vítimas no local do acidente no Dia dos Pais
Arquivo pessoal
O proprietário do imóvel aonde um avião caiu, matando 62 pessoas em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9), colocou um vaso de flores, vela e doce no local do acidente, neste domingo (11), em homenagem às vítimas neste Dia dos Pais. A aeronave atingiu o quintal de Luiz Augusto de Oliveira que, apesar de estar dentro da casa no momento da tragédia, escapou ileso.
“Nesse dia especial, deixei depositado lá um vaso de flor, uma lâmpada acesa, uma velinha… deixei um chocolatinho, que teve crianças ali. […] Um abraço e que tenha um feliz dia dos pais. Hoje eu acolho 62 famílias dentro do meu coração”, disse Oliveira em vídeo divulgado durante a noite.
Fantástico tem acesso a condomínio onde caiu avião e mostra como moradores enfrentaram a tragédia
Oliveira, que é pai de duas filhas, disse que foi uma iniciativa da família por saber que este é um dia especial. “Sabendo que somente eu teria acesso ao local, fui com minha esposa até a minha casa e coloquei esta homenagem em nome de todos os familiares”, disse.
LEIA TAMBÉM
Exclusivo: g1 entra em condomínio onde avião caiu e morador revela local de vídeo impressionante: ‘Vinha na minha direção’
Papa pede orações por vítimas da queda de avião em Vinhedo: ‘Trágico acidente aéreo’
Cenipa prevê encerrar trabalhos no local da queda do avião nesta segunda
‘Ficou muito quente’, diz defensor público que tirou a camiseta em voo no mesmo avião que caiu em Vinhedo
Infográfico sobrepõe área de queda e revela ‘desenho’ de avião no quintal de casa em Vinhedo
Corpo de cachorro é encontrado aos pés de família venezuelana que morreu em tragédia aérea em Vinhedo
Neste domingo, outras pessoas foram até o condomínio, do lado de fora, prestar homenagem às vítimas com flores, bilhetes e orações. Pela manhã, o Papa Francisco pediu, em discurso no Vaticano que os católicos rezem pelas 62 vítimas.
“Rezemos pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil”, afirmou o pontífice.
A tragédia
A aeronave da Voepssa que caiu em Vinhedo na sexta (9), matando todos a bordo, voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorrências, até fazer uma curva brusca, despencar 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto e sumir do radar, após explodir no terreno de uma casa em um condomínio residencial.
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
A tragédia é a maior do país em número de vítimas desde 2007.
📱 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) prevê um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.
O órgão de investigação informou no domingo (11) que conseguiu extrair todo o conteúdo das duas caixas-pretas retiradas do avião que caiu em Vinhedo.
Veja, ponto a ponto, a cronologia do desastre:
A aeronave decolou às 11h46 e o voo seguiu tranquilo até 12h20.
Após 24 minutos, subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude.
Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o ‘Salvaero’ foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.
Avião com 62 pessoas despenca sobre área residencial de Vinhedo (SP)
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias da região no g1 Campinas