Venezuela fecha fronteira com o Brasil e tensões políticas se intensificam

A Venezuela decidiu fechar temporariamente sua fronteira com o Brasil até a segunda-feira (13). A medida foi confirmada pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), que também orientou os brasileiros no país vizinho a buscarem apoio consular, caso necessário.

A Venezuela decidiu fechar temporariamente sua fronteira com o Brasil – Foto: SPACE LIBERDADE/@NewsLiberdade/X

Segundo a Agência Brasil, o anúncio ocorre em um momento de alta tensão política na Venezuela, marcado pela posse de Nicolás Maduro para seu terceiro mandato presidencial, que se estenderá de 2025 a 2031.

Durante a cerimônia na Assembleia Nacional, em Caracas, Maduro afirmou que as tentativas de impedir sua posse haviam fracassado, uma resposta direta às críticas internacionais sobre o processo eleitoral no país.

Crises políticas e denúncias de repressão na Venezuela

A posse de Maduro foi precedida por uma série de episódios que evidenciam a polarização política na Venezuela. Na última semana, a oposição denunciou a prisão de figuras proeminentes, como María Corina Machado, líder opositora, e Enrique Márquez, ex-candidato presidencial.

Edmundo González Urrutia e María Corina Machado são os principais nomes da oposição ao governo de Nicolás Maduro – Foto: Reprodução/ND

María teria sido detida brevemente durante um protesto e, segundo relatos, foi forçada a gravar um vídeo negando sua prisão antes de ser liberada. Já Márquez foi acusado pelo governo de planejar um golpe de Estado ao supostamente articular uma posse paralela para o opositor Edmundo González em uma embaixada venezuelana no exterior.

Relações estremecidas com o Brasil

A decisão de fechar a fronteira com o Brasil reflete um cenário de relações diplomáticas fragilizadas entre os dois países, pois Nicolás Maduro culpou o Brasil por vetar a entrada da Venezuela no grupo BRICS durante a última cúpula realizada em Kazan, na Rússia, em novembro.

Decisão de fechar as fronteiras foi tomada pelo país – Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.