Prova de vida do INSS: órgão emite comunicado de alerta sobre novo golpe

O INSS emitiu um comunicado nesta quinta-feira (9) para alertar os contribuintes sobre a recorrência de golpes relacionados à prova de vida, realizada anualmente para comprovar que os beneficiários estão vivos.

Golpistas utilizam crachás falsos para visitar casa das pessoas – Foto:Divulgação/ND

Um dos golpes é quando um falso servidor do INSS se apresenta utilizando um crachá e vai à casa dos beneficiários para fazer prova de vida presencial.

“O INSS esclarece que não há prova de vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia”, afirma o Instituto em nota.

Vale lembrar que os servidores só realizam procedimentos desse tipo em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades. Cópias de documento e fotos, no entanto, nunca são pedidos. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto.

Vale lembrar que os servidores só realizam procedimentos desse tipo em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades – Foto: Luis Lima Jr/ Fotoarena/ND

Caso desconfie de um golpe, a pessoa deve solicitar o nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.

Em casos de identificação de golpes, o caso será encaminhado à Polícia Federal para apuração da irregularidade.

O que é a prova de vida do INSS

A prova de vida é um procedimento anual feito para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração está viva. Caso o procedimento não seja realizado, é possível que o segurado tenha o benefício bloqueado.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.