Com 54.194 habitantes, segundo estimativa do Censo 2024, a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, destaca-se por uma estatística inusitada: é que, em 2024, o município registrou um número de infrações de trânsito maior do que a quantidade de pessoas que moram no local.
No total, foram 57.758 infrações registradas na cidade, de acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina). É como se cada pessoa do município tivesse levado, pelo menos, uma multa, considerando até bebês, crianças e gente que nem dirige.
A título de comparação, Joinville, a cidade mais populosa do estado, registrou 264.642 infrações no mesmo período, tendo como população estimada 654.888 pessoas. Ou seja, as infrações não equivalem à metade do total de habitantes do município.
Excesso de velocidade é o campeão de infrações
Os dados do Detran mostram que o acelerador foi o grande vilão dos xanxerenses. Afinal, do total de 57.758 infrações, 32.365 foram aplicadas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%. A infração é considerada média, com multa no valor de R$ 130,16.
No ranking, ainda se destacam as infrações por estacionar irregularmente em estacionamento rotativo e por transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20%, com mais de 7 mil registros cada.
Além disso, motoristas também foram multados por motivos inusitados em Xanxerê, como parar afastado do meio-fio a mais de um metro e transitar em gramados ou jardins públicos.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que Xanxerê se destaca quando o assunto são as infrações de trânsito: em 2023, a cidade já havia registrado mais de 51 mil infrações.