Piloto que morreu após avião explodir em Ubatuba tinha mais de 20 anos de experiência e era amigo de sobreviventes


Paulo Seguetto morava em Goiânia. Ele pilotava o avião que levava quatro pessoas da mesma família, que sobreviveram. O piloto Paulo Seguetto morreu em acidente com avião em Ubatuba, litoral de SP
Arquivo pessoal
O piloto Paulo Sérgio Seguetto, de 55 anos, que morreu após o avião em que ele estava explodir ao ultrapassar a pista de pouso em Ubatuba, no litoral de São Paulo, tinha mais de 20 anos de experiência. Ele pilotava o avião que levava quatro pessoas da mesma família, que sobreviveram.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Conforme apurado pela TV Anhanguera, o piloto era casado e não tinha filhos. Ele começou na aviação em 1999 como co-piloto e desde 2008 era comandante. Ele vai ser velado e enterrado em Ribeirão Preto, cidade onde nasceu.
Paulo morava em Goiânia. Em um perfil profissional nas redes sociais, ele descreveu que tinha mais de 20 anos de experiência e já trabalhou em empresas como a Voe Pass e a Sete Táxi Aéreo. Atualmente, Paulo operava voos particulares.
Ele morreu na manhã desta quinta-feira (9) e pilotava o avião que pertence à família Fries, bastante conhecida em Mineiros, no sudoeste de Goiás. Além de Paulo, Mireylle Fries (também proprietária do veículo), o marido dela, Bruno Almeida Souza, e os dois filhos do casal estavam no avião.
A família foi levada ao hospital e o estado de saúde é estável, de acordo com a Santa Casa de Ubatuba. No fim da tarde de quinta-feira (9), eles foram transferidos para o Hospital Regional de Caraguatatuba, informou a Prefeitura de Ubatuba.
LEIA TAMBÉM
Piloto que morreu após avião explodir em Ubatuba é de Goiânia
Avião que explodiu após ultrapassar pista em aeroporto de Ubatuba pertence a fazendeiro de Goiás
Passageiros de avião que explodiu em Ubatuba são filha, genro e netos de fazendeira de Goiás
Dono de avião que explodiu em Ubatuba posta homenagem a piloto morto em acidente
Reprodução/Redes sociais de Crystopher Fries
Homenagens
Conforme apurado pela TV Anhanguera, o piloto trabalhava para família Fries há quase 10 anos. Um dos proprietários do avião manifestou luto pelo comandante nas redes sociais e disse que sua morte é uma “perda irreparável”. O empresário também agradeceu ao piloto.
“Gratidão eterna por salvar minha família. Descanse em paz, nosso herói, amigo, comandante. Nosso porto seguro em cada voo que fazíamos ao seu lado, em casa subida e descida”, escreveu Crystopher.
Luciana Fries, que também é da família dona do avião, fez uma publicação falando da dificuldade de lidar com a perda do piloto.
“Impossível expressar em palavras o que todos estamos sentindo nesse momento. Você por muitas vezes foi um herói na nossa família, inclusive, já era parte dela. Seremos eternamento gratos pela sua vida”, escreveu a empresária.
Amigos e familiares de Paulo Seguetto também lamentaram sua morte nas redes sociais. Em fotos publicadas, pessoas ligadas ao piloto postaram mensagens como: “vamos sentir sua falta”, “descanse em paz” e “honra tê-lo conhecido”.
Câmera de segurança flagra acidente aéreo em Ubatuba, SP
Acidente aéreo
A explosão do avião dos Fries, importante família de Goiás, aconteceu na Praia do Cruzeiro. A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou ao g1 que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, e tentou pousar em Ubatuba, mas que “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”.
Ainda não há informações oficiais sobre a causa do acidente. No entanto, dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto indicam que o Cessna Citation precisaria de uma pista mais longa do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança.
A Santa Casa de Ubatuba informou à TV Globo que os feridos estão estáveis.
Cinco pessoas estavam na aeronave e uma foi ferida em solo:
O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
Os passageiros resgatados são o casal e as duas crianças, todos da família Fries;
Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.
Infográfico queda jatinho em Ubatuba, SP – GO
Arte g1
Família Fries
A aeronave, com matrícula PR-GFS e modelo 525, pertence à família Fries, produtores rurais de Goiás. Entre os proprietários da aeronave, está o produtor rural Nelvo Fries. Também constam como proprietários no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Maria Gertrude Fries, Mireylle Fries, Celso Fries, Leyna Fries e Crystopher Fries.
Conforme apurado pela TV Anhanguera, a família Fries é conhecida no agronegócio goiano e mantém projetos ambientais importantes na região sudoeste do estado. A família ainda tem empresas do setor, produz grãos e é pioneira no desenvolvimento de projetos de conservação ambiental na região.
Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e os filhos. Família sobreviveu a acidente aéreo
Reprodução
Em uma das fazendas da família nasce o Rio Araguaia, um dos mais importantes do país. Em 2014, os Fries fizeram um trabalho de recuperação da nascente. Mais de 2 milhões de mudas de árvores nativas do cerrado já foram replantadas na propriedade. Outro projeto ambiental da família é a criação de um corredor ecológico para travessia de animais, como onças.
Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
João Mota/TV Vanguarda
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.