FOTOS mostram destroços de avião de pequeno porte que explodiu em Ubatuba, SP


Acidente aéreo aconteceu na manhã desta quinta-feira (9). Uma pessoa morreu e quatro passageiros do avião foram socorridos com vida. O local está isolado para trabalho da perícia. Destroços de avião de pequeno porte que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
Eduardo Marcondes/TV Vanguarda
A aeronave que explodiu e matou uma pessoa na manhã desta quinta-feira (9), em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, ficou destruída entre a faixa de areia e o começo do mar na Praia do Cruzeiro, na região central da cidade.
Na tarde desta quinta, os destroços seguiam no local. O entorno do espaço onde aconteceu o acidente foi isolado para que os trabalhos do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e perícia fossem realizados.
A fuselagem do avião, destruída e com uma parte queimada, segue na faixa de areia, com um pedaço ainda submerso no mar.
Destroços de avião de pequeno porte que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
Eduardo Marcondes/TV Vanguarda
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe de 20 militares foi acionada para atuar na ocorrência. A equipe foi responsável pelo resgate, juntamente com agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), das vítimas que sobreviveram.
O local também foi isolado pelo Corpo de Bombeiros, na faixa que corresponde ao aeroporto, as ruas Guarani e Guaicurus, além da orla da Praia do Cruzeiro. As investigações prosseguem.
As investigações do acidente são feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
Destroços de avião de pequeno porte que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
Eduardo Marcondes/TV Vanguarda
Equipes de segurança foram mobilizadas para acidente aéreo em Ubatuba
João Mota/TV Vanguarda
Acidente
Cinco pessoas estavam na aeronave:

O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.
Um casal e duas crianças. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.
Também houve feridos fora do avião, mas o número de pessoas não estava claro até a última atualização desta reportagem:
A capitão dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma que foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública. A prefeitura também falou em uma pessoa ferida fora do avião, uma mulher que sofreu uma fratura ao correr do local do acidente.
A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu na orla uma mulher e uma criança, que sobreviveram.
Queda de avião em Ubatuba
g1
⚠️O vídeo abaixo mostra o momento exato em que uma criança estava sendo resgatada de dentro da aeronave:
Criança é resgatada de destroços de avião após queda em Ubatuba
Pista do aeroporto é curta e perto do mar
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.
A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.
Avião com 5 pessoas explode em Ubatuba e para na praia após ultrapassar pista do aeroporto
Francisco Trevisan
Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
João Mota/TV Vanguarda
Saída da pista no momento do pouso
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
Infográfico queda jatinho em Ubatuba, SP – GO
Arte g1
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.