Pipas provocam 1,1 mil interrupções de energia em 2024 em Campinas e região, veja por cidade


Quase metade das ocorrências acontece na cidade de Campinas, que registra 542 casos. CPFL faz recomendações sobre como soltar pipas com segurança Postes de energia elétrica com rabiolas e pipas.
Reprodução/TV TEM
Um levantamento realizado pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) revela 1.152 interrupções de energia em cidades da região de Campinas (SP) foram provocados por pipas na rede elétrica. A metrópole lidera o ranking de ocorrências com 542 registradas. [veja abaixo por cidades]
As linhas de pipas, com ou sem cerol, ou produtos cortantes, causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos ao ficarem enroscadas na fiação.
Além disso, as pessoas podem levar choques, como o caso que aconteceu com um jovem de 21 anos na última quinta-feira (8), que sofreu um acidente ao tentar retirar uma pipa que ficou presa em um poste. Ele continua internado no Hospital das Clínicas da Unicamp.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Número de ocorrências com pipas na rede elétrica
LEIA TAMBÉM
Jovem sofre descarga elétrica ao tentar retirar pipa de poste em Campinas
Regional de Campinas tem alta de 80% em atendimentos por acidentes com pipas
Após mortes de 2 motociclistas, Indaiatuba determina cerco diário a linhas de pipa com cerol
Recomendações de segurança ao soltar pipas
A CPFL Paulista reforça orientações para evitar acidentes e garantir a segurança durante a brincadeira com pipas. Confira os cuidados:
A proximidade com cabos de energia pode causar choques fatais e interrupções no fornecimento. Sempre escolha campos abertos, longe de instalações elétricas.
Nunca tente resgatar pipas presas na fiação elétrica.
Caso encontre fios partidos ou caídos no chão, mantenha distância e informe imediatamente o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
Com vítimas de acidentes, acione o Corpo de Bombeiros, Samu ou outro serviço de socorro médico.
Dicas para empinar pipas com segurança
Evite locais próximos à rede elétrica: prefira praças, parques ou campos abertos, longe de cabos de energia.
Cuidado com vias públicas: não empine pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, onde há trânsito de veículos.
Não use materiais proibidos: cerol, linha chilena e papel alumínio são perigosos e podem causar acidentes graves.
Cuidado com “rabiolas”: elas podem se enroscar nos fios e provocar desligamentos ou choques elétricos.
Pipas presas nos fios: nunca tente soltá-las, nem use objetos como canos ou bambus para alcançá-las.
Dias de chuva: evite soltar pipas, especialmente em tempestades com raios, pois elas podem conduzir eletricidade.
Alta em atendimentos por acidentes com pipas
Outro tipo de acidente que vem aumentando na região de Campinas acontece com as linhas com cerol. Entre janeiro e outubro de 2024 foram 295 atendimentos ambulatoriais e 40 internações causadas por esse tipo de objeto cortante.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no mesmo período de 2023, foram 164 atendimentos e 47 internações, o que representa uma alta de 79,8%.

Antenas de proteção
Um levantamento feito pela EPTV, afiliada à TV Globo, em lojas de acessórios para motos de metrópole, Sumaré (SP) e Hortolândia (SP) revelou um aumento de até 50% na procura por antenas corta-pipas.
Em 2024, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) distribuiu 2,5 mil antenas na cidade. Já as concessionárias Rota das Bandeiras e AutoBAn distribuíram 2 mil antenas cada, seguindo a média anual.
No dia 22 de janeiro, uma ação para entrega gratuita de antenas corta-pipas será realizada na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sumaré, na altura do km 118. O equipamento poderá ser retirado das 9h às 12h.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.