Presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Grandfpolis) e prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) defende que o prefeito florianopolitano Topázio Neto (PSD) seja o próximo presidente da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).
Os nomes do prefeito de Florianópolis e de Diego Maciel (PL), prefeito de Canelinha, foram indicados para Grandfpolis para composição das eventuais chapas que vão disputar a presidência da FECAM. Pelas regras da disputa, até dia 13 todas as 21 associações enviam os nomes de dois prefeitos aptos a integrarem a disputa e formarem os conselhos executivo e fiscal da entidade.
Orvino defende o nome de Topázio Neto como uma forma de fortalecer a Fecam, que pela primeira vez terá um mandato de dois anos para a presidência. O atual presidente é Kleber Wan-Dall (MDB), que foi prefeito de Gaspar até o final de 2024 e tem mandato até fevereiro na entidade. Ele dividiu o mandato de um ano com Fabrício de Oliveira (PL), ex-prefeito de Balneário Camboriú.
A construção teria o apoio do PL do governador Jorginho Mello, partido que mais elegeu prefeitos em 2024.
“A Fecam quebrou o acordo de cavalheiros que sempre teve em que se respeitava quem elegeu mais prefeitos. Isso precisa de um trabalho para voltar. Já não é fácil tocar de consenso, imagina brigado”, disse Orvino.