Com o verão chegando com força total e temperaturas acima dos 30°C em muitas regiões do Brasil, é hora de se preparar para curtir o sol com segurança. Seja na praia, no churrasco com os amigos ou em qualquer atividade ao ar livre, o protetor solar é essencial para evitar danos à pele. No entanto, muitos cometem erros simples ao aplicá-lo, o que pode comprometer a proteção contra os raios UV.
Para garantir que você não vire um “pimentão” de tanto sol, especialistas explicam os cuidados necessários para proteger sua pele de maneira eficaz.
Como aplicar protetor solar corretamente
A maioria das pessoas pensa que a tarefa está feita quando aplica um pouco de protetor solar no corpo antes de aproveitar o sol. Mas, é errado!
Segundo especialistas, o principal erro das pessoas é acreditar que uma pequena quantidade é suficiente. Mas, para ser realmente eficaz o protetor precisa ser aplicado com uma camada generosa e reaplicado corretamente.
Outro erro frequente é negligenciar áreas específicas do corpo, como as orelhas, a nuca e o topo dos pés. Essas áreas podem queimar mais fácil do que o rosto e os braços.
Além disso, entender qual o fator de proteção solar (FPS) ideal para sua pele é fundamental para evitar as queimaduras.
Entenda o fator de proteção solar
Um FPS de 30 é suficiente para atividades diárias, em que você pode ter exposição solar incidental. Porém, se você passar longos períodos ao ar livre, como na praia ou fazendo trilhas, é aconselhável usar um FPS de 50 ou superior.
Pessoas com pele clara, histórico de câncer de pele ou tendência a se queimar facilmente devem escolher um FPS mais alto.
Dicas para se proteger do sol
- Aplique um protetor solar de amplo espectro com pelo menos FPS 30 de 15 a 30 minutos antes de sair e reaplique a cada duas horas, ou mais frequentemente se nadar ou suar;
- Não se esqueça de cobrir áreas frequentemente negligenciadas, como as orelhas, a nuca e o topo dos pés;
- Use roupas de proteção, como camisas de mangas longas, chapéus de abas largas e óculos de sol com bloqueio UV;
- Procurar sombra durante as horas de maior intensidade solar, entre 10h e 16h, também ajuda a minimizar a exposição;
- Mantenha-se hidratado e observe sinais de superaquecimento, como tontura ou náusea, que podem ser agravados pela exposição ao sol.