A.Galeria abre as portas com a exposição ‘Paisagens Experimentais’ e alia arte e natureza em SC

A.Galeria; Passeio Primavera; Florianópolis

A. Galeria abre suas portas em Florianópolis com a exposição “Paisagens Experimentais”, uma colaboração entre Beatriz Milhazes e a Companhia de Dança de Marcia Milhazes. – Foto: A.Galeria/Passeio Primavera/Divulgação

Florianópolis acaba de ganhar um novo espaço dedicado à arte! O Passeio Primavera, um dos  locais mais emblemáticos da cidade, na SC-401, agora abriga A. Galeria, que tem o intuito de promover a cultura e as artes plásticas.

Sob a direção artística do francês Marc Pottier, curador de arte que vive em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris, e que tem uma carreira internacional respeitada, A.Galeria, instalada no Primavera Office, estreou com a exposição “Paisagens Experimentais, Gamboa III”, uma colaboração entre a renomada artista plástica Beatriz Milhazes e a Marcia Milhazes, da Companhia de Dança. A exposição é gratuita e fica em cartaz até 5 de março de 2025, de terça a sábado, das 13h30 às 19h30.

A coreografia “Paisagens Experimentais”, apresentada na inauguração, explora a interação entre corpo e arte, criando um diálogo visual e sensorial com a obra “Gamboa III”. A música, elemento central da experiência, recebeu a interpretação da pianista japonesa Yuka Shimizu, que executou composições de mestres como Heitor Villa-Lobos e Ernesto Nazareth, evocando a rica tradição da música modernista brasileira.

Beatriz Milhazes é uma proeminente artista brasileira que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formada em Comunicação Social, ela estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde também lecionou até 1996. Reconhecida internacionalmente, Milhazes participou de importantes bienais, incluindo Veneza, São Paulo e Shangai.

Marcia Milhazes, coreógrafa e bailarina clássica formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pós-graduada pelo Laban Centre em Londres, tem uma carreira internacional sólida. Criou 27 obras coreográficas e recebeu prêmios como MAMBEMBE, Bravo e APCA.

Yuka Shimizu, pianista nascida em Saitama, no Japão, iniciou seus estudos na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio e, movida por sua paixão pela música brasileira, se mudou para o Brasil em 1997. Se formou em pós-graduação no Conservatório Brasileiro de Música, e conquistou diversos prêmios em concursos de piano no Brasil e no exterior.

A. Galeria planeja realizar quatro exposições anuais e abrirá as portas também para concertos, performances e palestras, fortalecendo seu compromisso com o diálogo cultural.  O complexo vai incluir ainda um teatro, um jardim com esculturas ao ar livre, um mezanino e uma oficina dedicada às práticas artísticas.

“Myriam Gomes foi a primeira pessoa a inventar um Garden Center no Brasil, então, sua relação com a natureza é forte. Ao mesmo tempo, a questão do futuro, da cidade do amanhã, em que a questão ecológica está no centro, é fundamental. Nesse contexto, a relação entre arte e natureza fica evidente, e estamos escolhendo uma programação com artistas que trabalham com essa temática, principalmente nesse momento emergencial em que vivemos. Também queremos nos associar com bienais, museus nacionais e internacionais que trabalham nessa direção”, explica Marc Pottier, referindo-se à Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden.

A. Galeria como espaço de compartilhamento e troca sobre arte em Florianópolis

Florianópolis, conhecida por suas belezas naturais e rica cultura local, tem um grande potencial para se consolidar como um polo de produção e apreciação artística. A criação de espaços culturais, sendo alguns voltados a exposições de arte na cidade, é essencial para promover o diálogo entre as diversas expressões, tanto locais quanto internacionais.

Esses ambientes oferecem aos artistas uma plataforma para expor suas obras, fomentam o turismo e ampliam o acesso da comunidade a experiências que enriquecem a visão de mundo e fortalecem a identidade cultural da região.

Além disso, esses espaços desempenham um papel na democratização da arte, tornando-a acessível a diferentes públicos. Em uma cidade com grande fluxo de estudantes e visitantes, iniciativas culturais podem atrair novos olhares e gerar oportunidades educacionais, workshops e eventos interativos.

Vale destacar que Florianópolis tem uma universidade, a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), que forma artistas e professores de artes visuais. Aliado a isso, é uma cidade que atrai artistas devido à natureza e condição privilegiada de espaços físicos atrativos ao fazer artístico. Há uma enorme profusão de pessoas, muitos autodidatas, que trabalham, produzem e atuam na área de artes visuais no município e no estado.

“Existe um circuito expressivo de mostras e exposições. Todavia, o mercado ainda é incipiente, com pouca comercialização. A intenção da A. Galeria não é contribuir no mercado de arte, no sentido de comercialização, mas oportunizar ao público mais um espaço de difusão e trocas, e, em consequência, qualificar ainda mais a cidade com mais um local de fruição estética”, complementa Marc.

Galeria reforça versatilidade do Passeio Primavera

A.Galeria; Passeio Primavera; Florianópolis

Com a direção artística de Marc Pottier, A. Galeria reforça o compromisso de Florianópolis com a arte e a ecologia, promovendo uma programação cultural que inclui exposições, performances e um Jardim de Esculturas ao ar livre – Foto: A.Galeria/Passeio Primavera/Divulgação

A programação proposta para A. Galeria ao longo de 2025 terá uma vasta agenda de eventos, oficinas, cursos, e deve crescer com a chegada do mezanino e, consequentemente, exposições, palestras e um teatro. O Jardim de Esculturas com mediação cultural e uma oficina para trabalhos educativos também integram o projeto.

“Criar espaços culturais envolvendo galeria de arte, além de um teatro, é o resultado de todos esses anos de trabalho e criação permanente”, ressaltou Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden, loja que deu o start ao Passeio Primavera.

A. Galeria, bem como o teatro, o mezanino e o Jardim de Esculturas, chegam para reforçar a proposta plural e dinâmica do Passeio Primavera, que alia negócios, arte, entretenimento, serviços e experiências de maneira conectada e ampla a moradores e turistas.

O Passeio Primavera foi uma evolução importante que previu com acerto a gigantesca mudança urbana ocorrida na SC-401, especialmente na última década. Em harmonia com a natureza e a cena cosmopolita de Floripa, a estrutura do complexo impressiona com a  Mercadoteca, food hall pioneiro na cidade que atrai os apaixonados por boa comida e bebida.

O local abriga ainda a sede da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e o Primavera Office, mostrando versatilidade e uma perfeita sintonia entre entretenimento, negócios e desenvolvimento.

Saiba mais sobre a A. Galeria e o Passeio Primavera aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.