A cidade de Itapoá, a 77 quilômetros de Joinville, registrou um volume de chuva mais do que o dobro em comparação a maior cidade de Santa Catarina, que também sofreu com alagamentos, de menor intensidade, na madrugada desta quarta-feira (8).
Entre a meia-noite e às 6h da manhã, Itapoá acumulou 140 mm de chuva, um volume considerado elevado, mesmo para o mês de janeiro, que tradicionalmente tem fortes precipitações. A chuva causou alagamentos em várias ruas da cidade litorânea, com destaque para o cruzamento das Avenidas Pérola do Atlântico e Margaridas, no bairro Itapema do Norte.
Vídeos mostram ruas debaixo d’água em Itapoá
Em Joinville, o volume registrado foi de 62 mm entre 1h e 4h da madrugada, com diversos pontos de alagamento na cidade.
O prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia, visitou as áreas afetadas e acompanhou o trabalho das equipes de Trânsito e Obras, que foram acionadas para garantir a segurança da população e prevenir novos alagamentos.
“São chuvas torrenciais típicas do verão, que provocam alagamentos pontuais. A chuva foi muito forte, mas já escoou”, comentou o prefeito. Garcia também ressaltou que a administração municipal está comprometida em resolver o problema de drenagem, com investimentos em canais extravasores e sistemas de drenagem para evitar futuros transtornos.