Trump vai comprar a Groenlândia? Veja outros territórios anexados aos EUA ao longo da história

Mesmo antes de tomar posse como 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump está causando polêmica com falas relacionadas ao Oriente Médio e outras regiões do mundo. Nessa terça-feira (7), durante coletiva de imprensa, ele declarou que anexar o Canal do Panamá, a Groenlândia e, até mesmo, o Canadá ao território norte-americano é uma questão de segurança nacional.

Serviço Secreto dos Estados Unidos aponta plano do Irã para assassinar Donald Trump – Foto: X/ Reprodução/ ND

Esta não seria a primeira vez em que territórios que não estão no território ou sequer no mesmo continente são anexados aos Estados Unidos. No passado, outras regiões foram tomadas ou compradas por governos daquele país.

Trump poderia comprar a Groenlândia?

O republicano não descartou fazer uso da força para tomar o território da Groenlândia, caso a Dinamarca não aceite abrir mão da ilha, e também do Canal do Panamá, que interliga os oceanos Atlântico e Pacífico, sob a administração do governo panamenho. No passado, os Estados Unidos já usaram da força para tomar regiões como a do Havaí, Porto Rico e  Filipinas.

Em 2019, durante seu primeiro mandato como presidente, Trump declarou interesse na aquisição do território sob a mesma justificativa. Nos anos 1946, o então presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, ofereceu U$ 100 milhões (R$ 607 milhões na cotação atual)  em ouro pelo território, mas a oferta foi recusada.

Território da Groenlândia pertecente à Dinamarca

Território da Groenlândia pertecente à Dinamarca – Foto: Unsplash/ND

Entende-se, com isso, que a ideia de Donald Trump não é uma novidade, visto que diferentes estados norte-americanos foram comprados de outras nações ao longo da história. Em 1803, por exemplo, os Estados Unidos negociaram com a França, o território da Louisiana por U$ 15 milhões. Em 1867, foi a vez de entrar em acordo com a Rússia e comprar o estado do Alasca, por U$ 7,2 milhões (R$ 43,7 milhões).

Ao fim do século XIX, a Espanha vendeu o território das Filipinas, que fica do outro lado do Oceano Pacífico, por U$ 20 milhões aos Estados Unidos. O país declarou a indenpendência do território filipino em 1946. Algo similar ocorreu com a região de Porto Rico, que, apesar de estar geograficamente mais próxima da América Latina, pertence ao governo norte-americano. O território foi cedido ao país como parte de um acordo assinado durante a Guerra Hispano-Americana.

Canal do Panamá é administrado pelo governo do país desde 1999

Canal do Panamá é administrado pelo governo do país desde 1999 – Foto: Freepik/ND

E o Canal do Panamá?

A rota artificial, de 82 quilômetros de extensão, foi criada no período das grandes navegações para conectar os oceanos Pacífico e Atlântico, para encurtar caminho e facilitar negociações comerciais. A via foi inaugurada em  1914 e foi administrada pelos Estados Unidos até 1999, ano em que foi entregue à administração daquele país.

À época da construção da rota, os Estados Unidos foram responsáveis não só pelos custos, mas pela autorização que deu início à via artificial. O trajeto foi responsável por contribuir para o desenvolvimento da região noroeste dos Estados Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.