Conhecido pela sua personalidade amigável, uma nova raça de cachorro fácil de ser treinado foi aprovada e reconhecida pela maior organização de registro de cães de raça pura dos Estados Unidos: o cão de fazenda.
Cão de fazenda
O cão de fazenda dinamarquês-sueco ou simplesmente cão de fazenda foi reconhecido pela AKC (American Kennel Club), em janeiro de 2025.
Agora oficialmente reconhecido, cão pode competir em todos os eventos e esportes promovidos pela organização. Sendo a 202ª raça reconhecida, esse cachorro fácil de ser treinado e cheio de energia possui características únicas.
O cão teve o primeiro registro na América em 1998. – Foto: Divulgação/American Kennel Club/ND
Origem do cão de fazenda
Apesar de ser reconhecida apenas em 2025, a raça já faz parte da rotina de fazendas da Dinamarca e do sul da Suécia desde 1980.
O cão teve o primeiro registro na América em 1998. Por anos o pet atuou como “ajudante rural”, caçando ratos, pastoreando o gado e fazendo companhia para as famílias.
Um cachorro fácil de ser treinado e dócil
Pesando em média 7 kg e com uma expectativa de vida de até 13 anos, o cachorro de fazenda possui fácil manutenção.
Sendo um cão energético, é necessário praticar atividades diárias com o animal, como brincadeiras ao ar livre. A raça é conhecida também por ter facilidade em aprender comandos.
“É a maravilhoso para uma família que é capaz de fornecer a ele o exercício e a estimulação mental de que ele precisa”, revela Gina Di Nardo, secretária executiva do AKC.