Sidônio Palmeira: conheça o marqueteiro de Lula que assume ministério após queda de Pimenta

O comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social) do Governo Federal está mudando de mãos. O atual ministro da pasta, Paulo Pimenta, comunicou à imprensa sobre a troca, nesta terça-feira (7). O anúncio foi feito ao lado de seu substituto, Sidônio Palmeira, no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Lula.

Sidônio (à esquerda) Paulo Pimenta (à direita) em anúncio sobre transição no governo – Foto: Lucas Leffa/Secom-PR/ND

O novo ministro da Comunicação tem a missão de melhorar a imagem do mandato de Lula frente à opinião pública. “A partir de 2025, nós vamos entrar na fase nova do governo, aquilo que a gente chama de colheita dos resultados. O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho”, disse Pimenta sobre a troca.

A mudanças ocorre após o presidente Lula fazer diversas declarações criticando a comunicação de sua gestão. O petista acredita que as ações do governo não chegam à população. “A partir de 1º de janeiro, não tem mais entrega. A gente vai ter que divulgar corretamente o que nós já lançamos. É uma das minhas preocupações, que quero começar a resolver no início de ano”, afirmou Lula.

Sidônio Palmeira deve assumir a pasta no começo da semana que vem. Já Pimenta deve voltar a Brasília (DF) na quinta-feira (16) da próxima semana e vai discutir com Lula se terá uma nova função no governo.

Sidônio Palmeira está por trás de vitória eleitorais do PT

Baiano, de 66 anos, Sidônio Palmeira é formado em engenharia na UFBA (Universidade Federal da Bahia). De acordo com o portal Brasil de Fato, começou a integrar movimentos sociais em 1980, quando participou de manifestações estudantis que pediam a abertura política do país.

Depois de formado, migrou para a comunicação e começou a trabalhar em campanhas políticas. Segundo o Uol, a primeira vitória de Sidônio foi nas eleições para prefeito de Salvador em 1992, quando elegeu Lídice da Mata pelo PSDB.

Ligado ao PT desde 2006, Sidônio Palmeira é responsável pelas campanhas eleitorais que mantiveram o partido no governo da Bahia entre 2006 e 2022. Ganhando quatro eleições, o publicitário fez as campanhas para governador de Jaques Wagner, hoje senador, e seu sucessor Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil.

Sidônio Palmeira foi marqueteiro da campanha de Lula em 2022 – Foto: RICARDO STUCKERT/ND

Em 2022, Sidônio Palmeira atuou ativamente na eleição do presidente Lula. O publicitário focou nos programas do horário eleitoral gratuito e nas incursões para televisão, rádio e internet, além de preparar Lula para os debates.

Sidônio Palmeira também participou da campanha presidencial de Fernando Haddad, em 2018, quando o petista foi derrotado por Jair Bolsonaro, à época no PSL.

Gestão de Sidônio Palmeira será focada em redes sociais

Mesmo trabalhando em campanhas eleitorais por toda sua carreira, essa é a primeira vez que Sidônio Palmeira participa da gestão de um governo. “Venho da iniciativa privada”, afirmou. Segundo ele, sua gestão será um “segundo tempo” da comunicação governamental.

Em agosto do ano passado, o publicitário lançou o livro “Brasil da Esperança – O Marketing Nas Eleições Mais Importantes do País”. A publicação aborda detalhes da última corrida presidencial.

Sidônio Palmeira irá assumir a Secom – Foto: Ricardo Stuckert/Secom PR/ND

Sidônio sempre se manteve próximo ao governo, foi consultor de Lula e ministros para pronunciamentos e anúncios. Ele é o responsável pelo discurso do ministro Fernando Haddad sobre a isenção do imposto de renda de até R$ 5 mil.

A nova gestão terá foco nas mídias sociais. “Tem uma expectativa grande com o governo, tem a gestão e a percepção popular: alinhar esses três é o objetivo nosso. É importante que a gestão não seja analógica. É um papel e uma obrigação do governo mostrar o que foi feito”, afirmou Sidônio em entrevista coletiva no Planalto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.