A primeiro relatório do ano do IMA (Instituto do Meio Ambiente) aponta que 80% das praias de Itajaí estão próprias para banho. O estudo analisou cinco pontos entre a Praia Brava, Praia de Cabeçudas e a Praia do Atalaia, e quatro deles apresentaram condições de balneabilidade.
Segundo o IMA, apenas o ponto 04, localizado em frente à Lagoa do Cassino, na Praia Brava, foi classificado como impróprio para banho.
O Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) diz que a Praia Brava conta com cobertura de rede coletora de esgoto e, em parceria com os órgãos competentes, monitora a situação do local para que se torne balneável.
Como saber quais praias de Itajaí estão próprias para banho ou não
Durante todo o verão, o IMA divulga relatórios semanais que detalham as condições de balneabilidade das praias do litoral catarinense. São 213 pontos analisados.
A população pode acompanhar as publicações dos relatórios pelo site. Além da situação atual das praias em Itajaí, é possível consultar também as análises anteriores e comparar com o histórico de balneabilidade.
O ponto 04 da Praia Brava, por exemplo, se manteve impróprio em relação ao relatório do IMA publicado em 26 de dezembro. No entanto, o local já esteve próprio para banho.
Quando uma praia é considerada própria para banho?
Segundo os critérios do relatório, a praia é considerada própria para banho quando 80% ou mais das amostras coletadas nos últimos cinco dias, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água.
O Ministério da Saúde explica que a Escherichia coli é uma bactéria encontrada naturalmente no intestino de humanos e animais. A maioria das cepas de E. coli são inofensivas, porém, algumas podem causar graves infecções intestinais, urinárias ou em outras partes do corpo.