A partir do dia 20 de janeiro, os boletos de IPTU de Balneário Camboriú estarão disponíveis à população. As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano 2025 poderão ser acessadas no site da prefeitura do município e no aplicativo Cidade Pública.
Neste ano, além do reajuste nas tarifas de água e esgoto já confirmadas pela Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú), o IPTU também deve subir. A alta prevista é de 4,76% para os 139 mil imóveis.
Segundo a prefeitura, o valor é baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do período de novembro de 2023 a outubro de 2024.
IPTU de Balneário Camboriú representa 39% da arrecadação municipal
De acordo com a Secretaria da Fazenda do município, a arrecadação do IPTU é considerada uma das mais importantes em Balneário Camboriú.
“O IPTU representa 39% da arrecadação do município, conforme fechamento do segundo quadrimestre de 2024. É a mais importante receita própria do nosso orçamento”, diz a titular da pasta, Magda Bez.
E para incentivar o pagamento à vista, os contribuintes que optarem pela modalidade de pagamento até o dia 26 de fevereiro terão 10% de desconto. Para obter 5% de desconto, o pagamento integral deve ser feito até 28 de março.
Já aos que preferirem o parcelamento, serão 11 parcelas iguais e sucessivas. Os vencimentos iniciam em 26 de fevereiro e seguem sempre no dia 15 de cada mês.
Contribuintes que não têm acesso à internet
Ainda, de acordo com a prefeitura, os contribuintes sem acesso à internet, poderão retirar os boletos em dois locais de atendimento: na sede do Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações) e na subprefeitura da Região Sul (Rua Emanoel Rebelo dos Santos, 1079, Bairro da Barra). O atendimento será das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira.