Defesa Civil de BH emite alerta de risco geológico e vistoria desabamentos


Regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, enquanto Venda Nova, moderado, devido aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e à previsão de novos temporais. Parte de casa desaba na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico para as regiões da capital na tarde desta terça-feira (7). O aviso é válido até o próximo domingo (12).
As regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, e Venda Nova, moderado, devido aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e à previsão de novos temporais (veja mapa abaixo).
Regionais Barreiro, Centro-Sul, Noroeste e Oeste apresentam risco forte, enquanto Venda Nova, moderado
Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte
Segundo o órgão, os moradores dessas áreas precisam ter atenção ao grau de saturação do solo e sinais construtivos, além de cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos (leia orientações abaixo).
🚨 Sinais de deslizamentos
Trinca nas paredes;
Água empoçando no quintal;
Portas e janelas emperrando;
Rachaduras no solo;
Água minando da base do barranco;
Inclinação de poste ou árvores;
Muros e paredes estufados;
Estalos.
⚠️ Recomendações
Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;
Coloque calha no telhado da sua casa;
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
Não jogue lixo ou entulho na encosta;
Não despeje esgoto nos barrancos;
Não faça queimadas.
Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Desabamentos
Casa desaba no bairro Jardim Leblon, na Região de Venda Nova, em BH
No início da noite desta segunda-feira (6), parte de uma casa desabou no Beco Marrocos, no bairro Jardim Leblon, na Região de Venda Nova. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um idoso foi retirado do local por vizinhos, pouco antes da queda da estrutura.
Nesta terça, a Defesa Civil de Belo Horizonte foi até o local, orientou o proprietário sobre os riscos no imóvel e prestou ajuda humanitária com a doação de uma cesta básica, um colchão, um lençol, um cobertor e cinco metros de lona.
“Houve desabamento das paredes dos fundos e do telhado, expondo o talude com sinais de alta umidade. O responsável foi orientado e notificado sobre os riscos, devendo monitorar o fenômeno e, em caso de agravamento, evitar permanecer no local, adotando medidas de autoproteção”, disse o órgão.
No Beco Santa Rita, no mesmo bairro, duas residências foram vistoriadas pelos agentes. Uma delas teve desabamento parcial e recebeu a indicação para ser interditada até que sejam realizadas obras para eliminar os riscos.
A outra apresentou infiltrações da base ao teto em uma das paredes, necessitando de interdição temporária.
“Constatou-se alto risco de novos deslizamentos do talude exposto. A responsável foi notificada sobre os riscos e a necessidade de interdição até a realização de medidas corretivas”, explicou a Defesa Civil.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.