Orla de Parintins apresenta rachaduras e trecho é interditado parcialmente pela prefeitura


Área comprometida fica localizada entre as praças Cristo Redentor e Judith Prestes, popularmente conhecida como ‘Comunas’. Foram identificadas rachaduras no asfalto e na parede de concreto da orla. Local foi isolado pela administração municipal
Reprodução
Um trecho da orla de Parintins, no interior do Amazonas, foi parcialmente interditado pela prefeitura do município devido ao risco de desabamento. A medida foi anunciada nesta terça-feira (7) e apenas a circulação de pessoas está permitida no local.
A área comprometida fica localizada entre as praças Cristo Redentor e Judith Prestes, popularmente conhecida como ‘Comunas’. Foram identificadas rachaduras no asfalto e na parede de concreto da orla.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O local interditado é o mesmo que passou por reformas e foi oficialmente reinaugurado em julho de 2024. Semanas antes, porém, moradores e turistas que visitavam a cidade para assistir ao Festival Folclórico de Parintins já transitavam no local sem qualquer fiscalização.
O geógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Camilo Ramos, esteve no local na manhã desta terça e constatou que a estrutura apresenta riscos para a população.
“Houve um afundamento onde o asfalto apresenta fissura, isso quer dizer que pode haver mudança de comportamento no solo, o que coloca a área em risco. Todas as ruas da frente da cidade têm que ser interditadas para a passagem de veículos pesados”, explicou o professor.
Para os moradores, a preocupação é com os riscos e o desperdício de dinheiro publico caso a estrutura esteja comprometida. A estudante Sansyara Viana expressou o receio com a atual situação na orla da cidade.
“A gente da população se preocupa, é dinheiro do povo que está sendo usado em uma estrutura dessa, foi gasto muito dinheiro aí. Fica complicado a gente passar por essa situação, é um risco. Se tem dinheiro, era para ter uma estrutura bem melhor”, relatou a estudante.
Por meio de nota, a Prefeitura de Parintins informou que após análises das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semop), foi verificado que o muro de arrimo da orla da cidade, na Rua Caetano Prestes, está preservado e sem danos estruturais.
Segundo a Prefeitura, a rachadura verificada em uma das paredes foi apenas no reboco da massa que cobre a estrutura e os reparos já foram realizados.
Sobre a rachadura no asfalto, a prefeitura afirmou que não foram constatados riscos, mas a Semop está avaliando a causa já que no local há um sistema de drenagem.
Porto de Parintins apresenta rachaduras no solo e moradores temem deslizamento de terra
Parte debaixo da estrutura está com bastante desgaste
Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.