Uma surfista foi assaltada à mão armada na manhã desta segunda-feira (6), na praia da Lomba do Sabão, ao sul de Florianópolis. O roubo violento gerou uma perseguição pela Ilha, que incluiu barreira policial, helicópteros e interceptação de ônibus de transporte público. Um dos três suspeitos, um adolescente, foi apreendido.
A vítima foi abordada por três homens armados enquanto deixava a praia do Morro das Pedras, onde havia ido surfar. Ela foi feita refém e colocada no porta-malas de seu veículo, um Citroën C4 Cactus.
Os assaltantes, entretanto, não conseguiram ligar o carro. Em seguida, retiraram a vítima do porta-malas e a colocaram no banco do passageiro para que ela ligasse o veículo. Quando o carro começou a se movimentar, a surfista conseguiu pular e acionou a polícia.
Dívida com o tráfico pode ter motivado suspeitos de roubar carro
Um dos suspeitos é menor de idade e foi localizado na casa da namorada, no bairro da Agronômica, graças ao rastreamento do celular da vítima, que estava sendo usado por ele após o roubo. Dois assaltantes seguem foragidos.
De acordo com o delegado Guilherme Mariath, a polícia rastreou o suspeito pois ele estava usando o telefone da surfista. “A equipe foi até a localidade e, quando ele nos visualizou, pulou um muro de seis metros, quase ele conseguiu evadir do local mas foi prontamente apreendido”, disse Mariath, ao Cidade Alerta SC.
Na queda, o adolescente quebrou o teto de uma residência. “Nós acreditamos que [o roubo] não foi algo planejado, ele [suspeito] nos relatou que estavam tentando levantar dinheiro para pagar uma dívida com o tráfico de drogas. Como já foi verificado, esse suspeito tinha passagens por tráfico”, disse o delegado.
A polícia civil segue as investigações e está tentando identificar os outros dois suspeitos de roubar carro. “O menor, obviamente, não quis identificar os comparsas. Então, estamos tentando identificá-los de outras formas. Já fizemos uma perícia no carro e estamos aguardando o resultado do laudo”, detalhou o delegado.
Barreira da PM fez suspeitos abandonarem o carro
A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) usou as informações da placa do veículo da surfista para rastreá-lo na cidade. O carro foi localizado fugindo em direção ao bairro Pantanal, em região central da cidade.
A PM então montou uma barreira, forçando os criminosos a entrarem em uma rua do bairro e abandonaram o veículo.