VÍDEO: Morador flagra possível onça-parda no quintal de casa em SC

O pedreiro Leandro Jair Bruckmann aproveitava as festividades de fim de ano no Rio Grande do Sul quando recebeu uma notificação das câmeras de segurança da propriedade em São Miguel do Oeste, no Oeste de SC. Ao verificar as imagens, ele se surpreendeu ao perceber a aparição de uma possível onça-parda no quintal de casa.

A onça-parda vista em São Miguel do Oeste

O felino apareceu em uma propriedade do interior de São Miguel do Oeste – Foto: Arquivo Pessoal/ND

As imagens são do dia 29 de dezembro e mostram que o animal entra pela lateral da casa, momento que é flagrada pela câmera e também pelo cachorro, que cuidava a propriedade. Ao perceber a presença do animal, o felino foge.

Bruckmann mora na linha Sete de Setembro há 40 anos e relata que nunca tinha visto um animal assim. “Agora estou em alerta sobre qualquer movimento”, afirma o morador.

Ainda no Rio Grande do Sul, o homem notou a falta de uma cachorrinha da propriedade. Ao voltar para casa, Bruckmann encontrou o animal de estimação morto, com mordidas nas costas, pernas e pescoço, que podem ter sido causadas pelo felino.

Aparição da possível onça-parda

O ND Mais entrou em contato com a PMA (Polícia Militar Ambiental) da região de São Miguel do Oeste. O comandante, Capitão Alcenir Luís Minuscoli, confirma que, pelas imagens, possivelmente se trata de uma onça-parda.

Os registros capturados na propriedade de Leandro foram encaminhados para biólogos do pelotão. Porém, as imagens não são tão nítidas, mas acreditasse que de fato seja o animal.

“Esse animal existe em todos os biomas do Brasil, inclusive da fronteira do Canadá até o Uruguai. Então a possível onça-parda ou puma, como é conhecido, está em seu habitat natural”, detalha o comandante.

Um cachorro foi encontrado com mordidas

Um cachorro foi encontrado morto na propriedade com marcas da possível onça-parda – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Animal registrado pela primeira vez por vídeo no local

Porém, na região de São Miguel do Oeste é a primeira vez que o animal é registrado em fotos ou vídeos. “Sempre existiu boatos”, completa Minuscoli.

Em relação aos cuidados, o comandante destaca que o puma é um animal silvestre e, portanto, pode atacar caso se sinta ameaçado ou se alguém tentar capturá-lo. “O que é comum de qualquer animal silvestre”, pontua.

“A população pode ficar tranquila, pois é normal em nosso país o animal e não há registros de ataques ao ser humano. Mas, logicamente ele pode atacar se caso se sentir ameaçado”, descreve.

Sobre o cachorro encontrado morto logo após o aparecimento da possível onça-parda, o comandante explica que provavelmente o animal atacou para se defender, pois não costuma a se alimentar de cães.


Câmera de segurança flagrou a possível onça-parda no interior de São Miguel do Oeste – Vídeo: Arquivo Pessoal/ND

Emergências

Em casos de emergência, a comunidade pode acionar a polícia pelo número 190. “A onça-parda é um animal raro. Outra orientação é nunca tentar capturá-la”, complementa o comandante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.