Depois de sete meses sem fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas de Goiânia, novos radares começam a ser instalados


Primeiro equipamento foi colocado na Avenida Perimetral Norte. A expectativa é que os radares funcionem plenamente em uma semana após a instalação, segundo a Prefeitura. Instalação de radares de velocidade em Goiânia, Goiás
Divulgação / Secretaria de Engenharia de Trânsito
Após sete meses sem fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas de Goiânia, novos radares começaram a ser instalados, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. O primeiro radar foi instalado na Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, sentido leste-oeste.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A instalação começou na noite de segunda-feira (6). Segundo a pasta, será instalado um radar por dia, por se tratar de um processo complexo, seguindo o cronograma previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação.
A expectativa é que na quarta-feira (8), a instalação dos equipamentos da Av. Universitária comece.
A instalação será feita durante a noite, para não prejudicar o trânsito da capital, segundo a pasta. Os equipamentos devem monitorar as 602 faixas de tráfego da capital em até 12 meses, informou. A licitação foi dividida em três lotes:
Lote 1: Região sul de Goiânia – Consórcio Anhanguera;
Lote 2: Região norte de Goiânia – Consórcio Fiscaliza Gyn;
Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento dos radares – Consórcio Anhanguera.
Funcionamento
Mesmo após a finalização da instalação, o equipamento não funciona imediatamente, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. A empresa deve agendar perícia com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que vai os avaliar e só então estarão aptos a realizar a fiscalização.
LEIA TAMBÉM:
Motos começam a utilizar corredor exclusivo dos ônibus em Goiânia
Pesquisa mostra que Setor Bueno é o bairro mais procurado para venda e locação de imóveis em Goiânia; veja ranking
Radares em Goiânia não estão funcionando após contrato com empresa encerrar
Segundo a Secretaria, a expectativa é que os radares funcionem plenamente em uma semana após a instalação. Testes conceituais foram realizados entre 25 e 28 de novembro de 2024 por técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito.
Depois de sete meses sem fiscalização, novos radares serão instalados nas ruas de Goiânia
Sete meses sem fiscalização
Segundo a antiga empresa responsável pela manutenção e operação dos equipamentos, os radares foram desligados, há sete meses, após a antiga gestão da Prefeitura de Goiânia suspender o contrato unilateralmente. Em abril de 2023, os radares também foram desligados por falta de pagamento.
Depois disso, foi feito novo contrato com outra empresa. A licitação para essa contratação das responsáveis pelos fornecimentos dos radares foi homologada pela Prefeitura há um mês.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.